Entrada > Notícias > Svobodays - Encontro multidisciplinar sobre cenografia, luz e tecnologias avançadas
Publicado em: 03 Outubro 2024

Svobodays - Encontro multidisciplinar sobre cenografia, luz e tecnologias avançadas

Svobodays é um encontro multidisciplinar sobre cenografia, luz e tecnologias avançadas, que tem como inspiração o trabalho do cenógrafo Josef Svoboda. O objetivo é questionar as ligações entre a cenografia, a luz e as tecnologias avançadas, bem como a forma como são ensinadas no ensino superior.

Svobodays 
8, 9, 10 e 11 de outubro de 2024

A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), em parceria com a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e em colaboração com o projeto de investigação internacional SVOBODAY'S, liderado pela ENSATT (Lyon), JAMU (Brno) e ESAD (Seville), através dos departamentos de cenografia e iluminação, unem esforços para o desenvolvimento de um workshop envolvendo os estudantes da Licenciatura em Teatro e do Mestrado em Artes Cénicas da ESMAE, bem como estudantes do Mestrado em Media Digitais e Interativos da ESMAD. Esta iniciativa decorrerá de 8 a 11 de outubro de 2024, na Blackbox, ESMAD e no Auditório Luís Soares, P. Porto.

Svobodays é um encontro multidisciplinar sobre cenografia, luz e tecnologias avançadas, que tem como inspiração o trabalho do cenógrafo Josef Svoboda. O objetivo é questionar as ligações entre a cenografia, a luz e as tecnologias avançadas, bem como a forma como são ensinadas no ensino superior.

Para além da descoberta do trabalho do cenógrafo, pretende-se explorar estas ligações na criação teatral contemporânea, convidando profissionais, artistas, designers e praticantes de palco para cada edição para discutir novos temas.

Esta atividade é gratuita. A inscrição é obrigatória e pode ser feita: AQUI

O programa inclui palestras, exposições, ateliers criativos e mesas redondas com profissionais da área e estudantes.

8 OUTUBRO

10:00 | Palestra 'Svoboda, pioneer of advanced technology', com Christine Richier (ENSATT/Lyon) | BlackBox

10:30 | Visita à exposição de maquetas

13:00 | Almoço

14:00 — 18:00 | Atelier Criativo 'Lighting and video over the models' | BlackBox 

9 OUTUBRO

09:30 — 13:00 / 14:30 — 18:00 | Atelier Criativo 'Lighting and video over the models' | BlackBox

10 OUTUBRO

10:00 — 13:00 | Integração de jovens estudantes de escolas profissionais  | BlackBox 

10:30 | Visita à exposição de modelos e apresentação dos resultados do workshop

14:30 — 18:30 | Palestra 'Stage and technology: from past to present', com Christine Richier (ENSATT/Lyon) e P. Beranova (JAMU/Brno) | Auditório Luís Soares 
Mesa redonda com profissionais e estudantes sobre o tema 'Alta tecnologia, para quê?'

11 OUTUBRO

09:00 — 13:00 | Instalação e reflexão 


Josef Svoboda

Conceituado diretor artístico e encenador checo, Josef Svoboda nasceu a 10 de maio de 1920, em Caslav, e morreu a 8 de abril de 2002, em Praga. Quando terminou os estudos liceais, sentiu-se atraído pelo teatro local e acabou por assumir a função de aprendiz de contrarregra. Após a Segunda Grande Guerra, estudou Arquitetura e Design Teatral no Conservatório de Praga. Em 1951, ingressou nos quadros do teatro nacional de Praga como diretor artístico e gradualmente tornou-se um dos nomes mais requisitados do meio. Em 1958, foi um dos fundadores do grupo Lanterna Magika que se celebrizou na conjunção de pantomima, dança, música e luz, sem recurso à palavra, o que deslumbrou o público da exposição Mundial de Bruxelas, durante a sua primeira aparição pública. As suas colaborações cinematográficas foram raras, porém marcantes. Laurence Olivier confiou-lhe a direção artística de The Three Sisters (As Três Irmãs, 1970), tendo ficado também inesquecível a sua contribuição para a recriação do ambiente barroco sumptuoso da corte austríaca em Amadeus (1984).

Fonte: Infopedia

Combined Shape

Navigation