Entrada > Notícias > Saxsummit 2025
Publicado em: 25 Fevereiro 2025

Saxsummit 2025

De 5 a 9 de março de 2025.

Decorre, de 5 a 9 de março, a primeira edição do Saxsummit, um evento onde a música e o saxofone são o elemento central. Organizado por Henk van Twillert e Tiago Costa, em colaboração com Guilherme Bogas e Fernanda Alves, o Saxsummit pretende proporcionar uma experiência educativa e cultural enriquecedora para estudantes de saxofone e para o público em geral.

Com uma programação que inclui concertos e masterclasses, o evento contará com a participação de músicos de referência como Tiago Costa (Conservatório de Guimarães), Fernanda Alves (Conservatório do Vale do Sousa), Guilherme Bogas (Conservatório de Música de Barcelos), Henrique Portovedo (Universidade de Aveiro), Luís Ribeiro (Universidade do Minho), Bernardo Soares (ESMAE), Henk van Twillert (ESMAE), Vento do Norte (ESMAE) e a classe de Saxofones da ESMAE. Os concertos acontecem em locais históricos e culturais de várias cidades.

Nos dias 5, 6 e 7 de março, Henk van Twillert, a classe de Saxofoones da ESMAE e os Vento Do Norte irão visitar a Sociedade Musical de Guimarães - Conservatório de Guimarães, o Conservatório de Música de Barcelos, o Conservatório do Vale do Sousa e a BML - Lousada, onde irão realizar masterclasses com os estudantes. No final de cada dia, às 19h00, os participantes irão reunir-se para realizar um concerto.

Além disso, o evento promove também uma masterclass com Henrique Portovedo e Luís Ribeiro, no dia 8 de março, na ESMAE. 


ESMAE - Classe de Saxofone
Tiago Costa (Conservatório de Guimarães)
Fernanda Alves (Conservatório do Vale do Sousa)
Guilherme Bogas (Conservatório de Música de Barcelos)
Henrique Portovedo (Universidade Aveiro)
Luís Ribeiro (Universidade de Minho)
Bernardo Soares (ESMAE)

Programa:

5 de março (4ª-feira)
Igreja de São Francisco | Guimarães
14h30 - 17h00: Masterclass com Henk van Twillert & Vento do Norte - Classe de Saxofone da ESMAE
19h00: Concerto 

6 de março (5ª-feira)
Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz | Barcelos
14h30 - 17h00: Masterclass com Henk van Twillert & Vento do Norte - Classe de Saxofone da ESMAE
19h00: Concerto 

7 de março (6ª-feira)
Centro de Interpretação do Românico | Lousada
14h30 - 17h00: Masterclass com Henk van Twillert & Vento do Norte - Classe de Saxofone da ESMAE
19h00: Concerto 

8 de março (sábado): 
ESMAE | Porto
10h00 – 12h30 | 14h30 – 18h00: Masterclass com Henrique Portovedo e Luís Ribeiro
13h00: Concerto 
19h00: Concerto

9 de março (domingo)
ESMAE | Porto
10h00 – 12h30: ‘Stars of the Future’
13h00: Concerto 

* Stars of the Future é uma iniciativa dedicada a jovens estudantes de saxofone, sem limite mínimo de idade, oriundos de diversas escolas, bandas e contextos musicais. Durante esta sessão, os participantes terão a oportunidade de aprimorar aspetos essenciais da prática instrumental, como som, técnica e postura. Além disso, será constituído um ensemble, permitindo aos jovens músicos uma experiência de performance coletiva, culminando numa apresentação final integrada na programação do Saxsummit.

Biografias: 

Henk Van Twillert 

O saxofonista Henk van Twillert (1959) estudou no Conservatório Sweelinck em Amesterdão (Conservatório de Amesterdão), com Ed Bogaard, onde obteve o diploma de solista com distinção. Em 1979 fundou o famoso “ASQ – Amsterdam Saxophone Quartet”. Este quarteto gravou uma vasta discografia e fez digressões de sucesso com inúmeros músicos famosos, incluindo Jaap van Zweden, Wayenberg Daniel e Han Bennink. Foram concertos notáveis, entre outros, o concerto final da EXPO '98 em Lisboa e a abertura do estádio Arena do Ajax, em Amesterdão. Em 1993, Henk van Twillert lançou-se numa carreira a solo, fundando o “Amsterdam Soloist Quintet”, com o qual gravou diversos trabalhos discográficos de grande sucesso, destacando-se o CD "Tango, um tributo a Astor Piazzolla", com a violinista Sonja van Beek. 

O ano de 2001 foi um marco na carreira de Henk van Twillert, quando gravou as famosas "Suites para Violoncelo" de Johann Sebastian Bach. Em 2002, gravou um CD de fado Português, "Saudades", com a participação especial de Carlos do Carmo. Em 2006 e 2007 van Twillert foi convidado para o prestigiado Festival de Música em Newport, USA, com a soprano Inessa Galante. 
Em 2005 formou o grupo Vento do Norte, com jovens saxofonistas seus alunos, e com eles actou em diversos palcos nacionais e internacionais.

Entre 2009 e 2011 Henk van Twillert residiu em Nova York, onde trabalhou no seu doutoramento "As Suites para Violoncelo de Johann Sebastian Bach no Saxofone – Interpretação e transcrição", tendo obtido o Grau de Doutor em Junho de 2013.
Em 2012 iniciou a série de concertos “Meet the artists”, apresentando-se regularmente em palco em Amesterdão e Roterdão, onde mensalmente partilha o palco com colegas músicos, criando noites com diferentes estilos musicais.

Henk van Twillert é professor de saxofone na ESMAE, Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, onde formou a Orquestra Portuguesa de Saxofones e o já mencionado grupo de saxofones internacional, Vento do Norte. Após 25 anos como docente de saxofone permanente no conservatório de Amesterdão, decidiu tornar-se “Guest Teacher” para dispor de mais tempo para todos os seus projetos. Henk van Twillert divide-se entre o amor pela música e o ensino, combinando concertos com workshops e masterclasses em diferentes locais do mundo para onde é convidado. No bolso, leva sempre o seu programa de música especial para as crianças "Stars of the Future".

Fonte: henkvantwillert.com

Luís Ribeiro

Luís Ribeiro é diplomado em Saxofone, Pós-Graduado em Pedagogia do Saxofone e Mestre em Ensino da Música, tem frequentado em Portugal e no estrangeiro, vários cursos de aperfeiçoamento com os reputados professores Daniel Deffayet (Professor Honorário do Conservatório Superior de Paris), Claude Delangle (Professor do Conservatório Superior de Paris), Jean – Yves Formeaux, Pierric Leman, Stephane Laporte, Joel Batteau, Vincent David e António Felipe Belijar.

Colabora com as seguintes Orquestras: Brácara Augusta, Sinfonieta do Porto, Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara do Minho, Orquestra Luso-Alemã, Orquestra ARTAVE, Orquestra Portuguesa de Saxofones tendo actuado com os seguintes maestros Kevin Wauldron, William Malambri, José Ferreira Lobo, Yuri Nasuskin, Jan Cober, entre outros.

Participou em gravações discográficas, para a RTP, RDP, RTC, editora Molennar – Holanda, etiqueta Instituto de Santo António dos Portugueses em Roma – Itália. Foi o primeiro saxofonista vencedor do 1º prémio do “Concurso Helena Sá e Costa”, concurso realizado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem sido convidado a realizar masterclasses, participar em festivais internacionais e em júris de concursos nacionais e internacionais.

Em 2012 foi convidado a integrar o 35º International Saxophone Symposium, realizado em Washington, Estados Unidos da América. Editou em 2014 o trabalho discográfico “Metamorphoses”, com a Pianista Ingrid Sotolarova.

É Director artístico da Orquestra de Saxofones do Minho. Leciona a disciplina de saxofone no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Desde 2010 é professor de Saxofone e Música de Câmara no Departamento de Música do Instituto de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Minho. Tem desenvolvido, como pedagogo, uma classe de saxofone com alunos premiados em concursos nacionais e internacionais.

Fonte: meloteca.com

Henrique Portovedo

Artista Internacional D’Addario Woodwinds e Selmer Paris, Henrique Portovedo encontra o seu lugar na música contemporânea trabalhando com compositores como R. Barret, H. Kiyama, P. Niblock, M. Edwards, C. Meijering, I. Silva, P. Ferreira Lopes, S. Carvalho, Luís Carvalho, H. Correia, entre muitos outros. O seu repertório conta com mais de 30 obras estreadas.

Co-fundador de QuadQuartet e director artístico do Aveiro SaxFest, é também criador de produções multimédia como Sound of Shadows, Don’t Shoot the Saxophone Player e Spaces. Enquanto Artista Sonoro e Sound Designer, trabalha regularmente para teatro e televisão.

Como músico convidado, apresentou-se com a Fundação Orquestra Estúdio, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e Camerata Nov’Arte. Destacam-se participações a solo com a Trinity College of Music Wind Orchestra, Trinity Laban Contemporary Music Group, Fadomorse, Orquestra de Sopros do INATEL, Orquesta de Viento Marcos Redondo e Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira.

Realizou recitais no British Saxophone Congress 2011 e World Saxophone Congress 2012 em St. Andrews, e foi solista convidado no European Congress 2014 em Cuidad Real e no World Saxophone Congress 2015, onde se apresentou com L’Orchestre d’Harmonie de la Garde Republicaine.

Tem também marcado presença em festivais e conferências internacionais tais como Audiograft Oxford, The Code Control Festival Leicester, Network Music Festival Birmingham, Andorra Saxfest 2013, MUSA Karlsruhe e Brussels Arts Platform, entre outros.

discografia de Henrique Portovedo encontra-se publicada em editoras como Naxos, Sumtone, Universal e R’Roots Productions. A sua actividade foi distinguida com o Prémio de Mérito da Fundação António Pascoal, Prémio de Mérito Artístico Fundação Eng. António de Almeida e 1º Prémio do International Youth Soloist Contest Purmerend na Holanda.

Recebeu em 2007 e 2008 vários Trinity Music Awards em Londres, entre os quais The Montague Cleeve Scholarship, The Bratton Scholarship e Trinity College London Scholarship. Em 2012 recebeu o Prémio Jovens Criadores do Instituto Português das Artes e Ideias, e em 2014 o prémio do Centro Nacional de Cultura pelo projecto Soundgrounds – que conta com estreias de Rui Penha, Igor Silva e Filipe Lopes.

Henrique Portovedo é membro do European Saxophone Comité.

Estudou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Porto, Conservatorium van Amsterdam, Trinity Laban London e Universidade de Aveiro.

É presentemente investigador no CITAR – Universidade Católica Portuguesa e professor assistente no Koninklijk Conservatorium Brussel em Performance Musical Contemporânea e Tecnologia das Artes.

Fonte: meloteca.com (2016)

Vento do Norte

Vento do Norte é um agrupamento de jovens saxofonistas da classe de Henk van Twillert na ESMAE. Desde 2005, data da sua criação, o Vento do Norte renova-se anualmente constituindo assim uma plataforma de lançamento de jovens músicos para o mundo dos concertos, das digressões e da internacionalização.

Tiago Costa

Tiago António Nunes da Costa nasceu em Caldas de Vizela, Portugal, em 1984. Iniciou os seus estudos musicais em órgão na escola de música do Centro Paroquial de S. Miguel com o professor José Pedro Marques. Posteriormente, ingressou na escola de música da Sociedade Filarmónica Vizelense (SFV), onde começou a estudar saxofone com o professor Luís Ribeiro. Estudou na Academia de Música Valentim Moreira de Sá na classe da professora Fernanda Alves e, em 2004, entrou na ESMAE, onde concluiu a licenciatura em saxofone sob orientação de Henk Van Twillert e Fernando Ramos. Prosseguiu os estudos na Universidade de Aveiro, obtendo um Mestrado em saxofone com uma tese sobre música contemporânea para saxofone no ensino secundário, orientada por Evegueni Zoudilkine e Fernando Ramos. Durante grande parte do seu percurso académico, foi bolseiro da Fundação S. Miguel.

É membro fundador do grupo de saxofones Vento do Norte, com o qual gravou o álbum Adagio for Saxophones e realizou concertos em diversos países europeus e na Venezuela. Participou e gravou para a RDP e colaborou com várias orquestras, incluindo a Orquestra do Norte, Orquestra de Sopros da Academia de Música Valentim Moreira de Sá e a Banda Sinfónica Portuguesa. Trabalhou com maestros como Vitor Matos, Jan Cober e Douglas Bostok.

Participou em várias masterclasses com professores renomados, como Henk Van Twillert, Arno Bornkamp e Claude Delangle. Com o grupo Vento do Norte, venceu o 1º prémio no Concurso Internacional de Música da cidade de Chieri. Em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Cultura de Guimarães, integrou projetos como a Bigbang Orchestra, onde foi chefe dos sopros sob direção de Tim Steiner. Também atuou em recitais a solo com o pianista José Pedro Ribeiro.

No ensino, lecionou em vários conservatórios e academias de música, sendo atualmente diretor pedagógico e professor de saxofone no Conservatório de Guimarães. Ao longo da sua carreira, tem tocado exclusivamente saxofones Selmer Paris.

Fonte: selmer.fr

Fernanda Alves 

Com 8 anos, iniciou os seus estudos musicais na Banda de Música de São Martinho de Campo, Valongo. Ingressou no Conservatório de Música do Porto na classe do Professor Francisco Ferreira, onde concluiu o Curso Complementar de Saxofone. Concluiu o Curso Superior de Saxofone na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, onde estudou com o professor Henk van Twillert, e mais tarde a Profissionalização em Serviço na Universidade Aberta.

Frequentou Masterclasses e Cursos de Aperfeiçoamento de Saxofone com os professores René Découais, Daniel Deffayet, Jean-Yves Formeau, Pierric Lemain, Stéphane Laporte, Joel Batteau, Claude Delangle, Quarteto de Saxofones de Amesterdão, Ed Bogard, Arno Bornkamp, James Houlik e Mario Marzzi. Participou ainda num Workshop de Big Band orientado pelo americano Cecil Bridgewater. Obteve o 1º Prémio da Classe de Madeiras, Categoria A no II Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto. Obteve o 1º Prémio na Categoria de Música de Câmara no III Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto, com o Quarteto de Saxofones. Com o Quarteto de Saxofones Unisax obteve o 2º Prémio na categoria de Música de Câmara, nível superior, no “Prémio Jovens Músicos”, concurso promovido pela RDP. Com os Invictasax participou no III Concurso Internacional Yamaha para Quartetos de Saxofones, no Real Conservatório Superior de Música de Madrid. Como instrumentista, foi membro da Banda de Música de São Martinho de Campo, Banda Marcial de Cinfães e Banda de Música da Trofa. Participou no Estágio de Orquestra Bracara Augusta, com o Maestro António Baptista. Foi músico convidado dos diversos estágios da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, onde trabalhou com os maestros António Saiote e Claude Kesmaecker. Foi ainda membro da Orquestra Portuguesa de Saxofones, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Orquestra Ligeira do Vale do Sousa, Quarteto de Saxofones Unisax e colaboradora do Remix Ensemble. Com o Quarteto Invictasax tem-se apresentado nos mais diversos palcos. Participou no IX Fórum do EPC: “Dinâmica Privada Serviço Público de Qualidade”, no “2º Congresso do Ensino Artístico Especializado - Teoria e Prática” e na ação de formação sobre “Avaliação Externa das Escolas - Novo Ciclo de Avaliação”, promovidos pela AEEP; na Bienal da Cultura em Castelo de Paiva “Ensino Especializado da música - Políticas e Perspectivas Pós- 2020”; nas “1ª Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música, na Universidade Católica Portuguesa; no EISA, Encontro Internacional Saúde com Arte, promovido pela SAMP, Leiria. Realizou formação no âmbito da música para a primeira infância “Músicos de Fraldas”, nível II e III com o formador Paulo Lameiro e ainda as formações “Musicoterapia para grávidas e bebés”, “Música aplicada à Geriatria” e “Música na Educação Inclusiva”, entre outras. Participa com regularidade no Festival Internacional de Saxofones de Palmela (FISP) e mais recentemente no Festival Internacional de Saxofones do Açores (FISA). Foi membro fundador da APSAX, Associação Portuguesa do Saxofone e membro fundador da ADPEEAE, Associação de Diretores Pedagógicos das Escolas do Ensino Artístico Especializado. Lecionou a disciplina de saxofone na Academia de Música de Paços de Brandão, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá (Guimarães), na Academia de Música José Atalaya (Fafe), no Conservatório de Música de Águeda e no Conservatório do Vale do Sousa onde é docente desde 1997.

Fonte: conservatoriovaledosousa.pt

Bernardo Soares 

Iniciou os seus estudos musicais com a professora Teresa Andrino, aos 5 anos de idade. Aos 9 anos ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional na classe da professora Melina Rebelo. Prossegue os seus estudos com o Professor Joaquim Fernandes tendo completado o curso complementar com nota máxima. Em 2005 ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo na classe da professora Sofia Lourenço tendo concluído o mesmo com elevada classificação.
Esteve igualmente em Berlim a estudar com os professores Li-Chun Su, Laszlo Simon e Gabor Paska. Como complemento à sua formação, fez diversos cursos e masterclasses com professores e pianistas como Sequeira Costa, Tania Achot, Artur Pizarro, António Rosado entre outros. Enquanto professor e pianista acompanhador, lecionou na Academia de Música de Serzedo, Academia de Música de Vilar do
Paraíso, ESMAE, Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku e na Academia de Música de Costa Cabral.
Apresentou-se a solo na Sala Suggia da Casa da Música com a orquestra da Academia de Música de Costa Cabral sob a direção do maestro Luís Carvalho. Trabalha regularmente com várias companhias de Teatro como músico e diretor musical, apresentando-se em algumas das mais importantes salas do país como, Teatro Nacional S. João, Teatro Carlos Alberto, São Luiz Teatro Municipal, Cine-Teatro Constantino Nery, TAGV entre outras. É membro do projeto Fado em Trio, grupo que explora o Fado com instrumentos não convencionais, que com um álbum editado já se apresentaram em salas, teatros e festivais nacionais e internacionais.

 

Combined Shape

Navigation