Entrada > Notícias > Pesquisa Artística em Interpretação - Tiago Hora
Publicado em: 21 Fevereiro 2025

Pesquisa Artística em Interpretação - Tiago Hora

26 de fevereiro de 2025, das 11h00 às 13h00, na sala 1.7.

Pesquisa Artística em Interpretação - Tiago Hora 
"Investigação e fontes fonográficas: história, metodologias e desafios"

Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
11h00 - 13h00
sala 1.7.

A ESMAE dá continuidade ao ciclo de palestras 'Pesquisa Artística em Interpretação', com a participação de Tiago Hora como segundo orador. Doutorado em Musicologia Histórica pela Universidade Nova, Tiago Hora abordará o tema "Investigação e fontes fonográficas: história, metodologias e desafios".

Este ciclo de palestras pretende motivar os futuros artistas e intérpretes a fomentar a exploração de ideias e reflexão sobre a sua própria atividade, com vista a desenvolver autonomia e novas competências numa abordagem pluridisciplinar, envolvendo musicologia aplicada, tecnologia/inteligência artificial (IA) e prática performativa. 

Resumo da palestra:

Ao longo das últimas décadas deu-se um crescimento da investigação em torno de fontes fonográficas, revelando um riquíssimo manancial de informação que estas encerram em si mesmas, conferindo-lhes um lugar de relevo para a investigação musicológica e artística.

A recolha e interpretação de dados de fontes fonográficas tornou-se uma das mais recentes linhas da investigação em torno da produção musical dos últimos 100 anos, cada vez mais presente em estudos de prática performativa e historiografia da indústria discográfica e a produção musical e os seus participantes (músicos, produtores, engenheiros de som, etc.).

Tomando em consideração as gravações comerciais de Música Antiga produzidas em Portugal como estudo de caso, esta apresentação traça uma panorâmica sobre a historiografia deste contexto, metodologias e desafios da investigação neste domínio, especialmente no contexto específico da indústria discográfica portuguesa.

Combined Shape

Navigation