O Mestrado em Música - Interpretação Artística, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, promove o ciclo de palestras "Pesquisa Artística em Interpretação", que decorrerá entre os meses de fevereiro e abril de 2025. Este ciclo de palestras pretende motivar os futuros artistas e intérpretes a fomentar a exploração de ideias e reflexão sobre a sua própria atividade, com vista a desenvolver autonomia e novas competências numa abordagem pluridisciplinar, envolvendo musicologia aplicada, tecnologia/inteligência artificial (IA) e prática performativa.
A programação conta com especialistas renomados em diversas áreas da interpretação musical, abordando temáticas relevantes para a investigação e a prática artística, incluindo história da performance, influência tecnológica, metodologia de pesquisa, dor nos músicos, psicologia na música, entre outros.
A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade, limitada aos lugares disponíveis.
Programa:
(em atualização)
19 de fevereiro de 2025
Palestrante: Sofia Lourenço (Doutora em Música e Musicologia, Universidade de Évora)
Tema: "As escolas de piano europeias no século XX: personalidade e identidade estética dos intérpretes"
Hora: 11h30
Local: Sala 1.7
Resumo: Partindo de uma pesquisa intensa desde há duas décadas, o objetivo deste estudo é a caracterização de performances representativas de pianistas, através da aferição de linhas essenciais e principais tendências da prática performativa, referenciadas como Escolas Nacionais de Piano. A sua identificação e o seu estudo sistemático protegem e valorizam a herança do património imaterial da música de origem Europeia na compreensão de processos de identificação, mediação e hibridação na prática e comunicação musical.
26 de fevereiro de 2025
Palestrante: Tiago Hora (Doutor em Musicologia Histórica, Universidade Nova)
Tema: "Investigação e fontes fonográficas: história, metodologias e desafios"
Resumo: Ao longo das últimas décadas deu-se um crescimento da investigação em torno de fontes fonográficas, revelando um riquíssimo manancial de informação que estas encerram em si mesmas, conferindo-lhes um lugar de relevo para a investigação musicológica e artística.
A recolha e interpretação de dados de fontes fonográficas tornou-se uma das mais recentes linhas da investigação em torno da produção musical dos últimos 100 anos, cada vez mais presente em estudos de prática performativa e historiografia da indústria discográfica e a produção musical e os seus participantes (músicos, produtores, engenheiros de som, etc.).
Tomando em consideração as gravações comerciais de Música Antiga produzidas em Portugal como estudo de caso, esta apresentação traça uma panorâmica sobre a historiografia deste contexto, metodologias e desafios da investigação neste domínio, especialmente no contexto específico da indústria discográfica portuguesa.
19 de março de 2025
Palestrante: Ana Catarina Lopes Pinto (Doutora em Ciência e Tecnologia das Artes, Universidade Católica Portuguesa)
Tema: "A padronização dos golpes de arco no violino"
Local: Online
Resumo: Esta pesquisa centra-se na compreensão dos movimentos somáticos necessários para a reprodução dos diferentes golpes de arco, com o objetivo final de se alcançarem padronizações gestuais de cada uma destas articulações. Através de uma pesquisa experimental em laboratório que envolveu trinta violinistas foi possível gravar – em formato de som, vídeo e Motion Capture (tecnologia de captura de movimento - MOCAP) –, um total de 1260 interpretações, resultado de uma criteriosa seleção de quarenta e dois excertos musicais representativos de cada um dos golpes de arco em estudo. Este estudo pretende não só servir de reflexão, análise e aprendizagem dos diversos movimentos necessários para a execução dos diferentes golpes de arco no repertório mainstream de violino, mas também de coadjuvação no âmbito da aquisição de competências para violinistas e professores de violino.
26 de março de 2025
Palestrante: André Baltazar (Doutor em Ciência e Tecnologia das Artes, Universidade Católica Portuguesa)
Tema: "Tailoring technology to enhance artistic performances and art exhibitions"
2 de abril de 2025
Palestrante: Pedro Couto Soares (Doutor em Música, Universidade de Aveiro)
Tema: A definir
9 de abril de 2025
Palestrante:Ana Zão (Doutora em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde, Universidade do Porto)
Tema: "Dor nos músicos: prevalência, impacto na performance e fatores associados"
Hora: 11h30
23 de abril de 2025
Palestrante: Carlos Damas (Doutor em Psicologia da Música, Universidade Nova)
Tema: "A psicologia na educação e performance musical"
Local: Online
30 de abril de 2025
Palestrante: Ígor Rocha e Silva (Mestre em Música - Interpretação Artística 2021/ Doutorando em Ciências da Cultura, Universidade do Minho)
Tema: "Sobre o Finale op. 35 de F. Chopin"
O ciclo de palestras 'Pesquisa Artística em Interpretação' conta com a coordenação dos professores Nuno Pinto e Sofia Lourenço.