Entrada > Notícias > Pesquisa Artística em Interpretação - Ana Catarina Lopes Pinto
Publicado em: 14 Março 2025

Pesquisa Artística em Interpretação - Ana Catarina Lopes Pinto

19 de março de 2025, das 11h00 às 13h00, via Zoom.

Pesquisa Artística em Interpretação - Ana Catarina Lopes Pinto
"A padronização dos golpes de arco no violino"

Quarta-feira, 19 de março de 2025
11h00 - 13h00
Via ZOOM

A ESMAE dá continuidade ao ciclo de palestras "Pesquisa Artística em Interpretação", com a participação de Ana Catarina Lopes Pinto como próxima oradora. A sessão terá lugar no dia 19 de março de 2025, às 11h00, em formato online via Zoom.

Nesta palestra, Ana Catarina Lopes Pinto abordará o tema "Investigação e fontes fonográficas: história, metodologias e desafios", explorando o crescimento da investigação em torno das fontes fonográficas e o seu impacto na musicologia e na prática artística.

Este ciclo de palestras pretende motivar os futuros artistas e intérpretes a fomentar a exploração de ideias e reflexão sobre a sua própria atividade, com vista a desenvolver autonomia e novas competências numa abordagem pluridisciplinar, envolvendo musicologia aplicada, tecnologia/inteligência artificial (IA) e prática performativa.

Resumo: Esta pesquisa centra-se na compreensão dos movimentos somáticos necessários para a reprodução dos diferentes golpes de arco, com o objetivo final de se alcançarem padronizações gestuais de cada uma destas articulações. Através de uma pesquisa experimental em laboratório que envolveu trinta violinistas foi possível gravar – em formato de som, vídeo e Motion Capture (tecnologia de captura de movimento - MOCAP) –, um total de 1260 interpretações, resultado de uma criteriosa seleção de quarenta e dois excertos musicais representativos de cada um dos golpes de arco em estudo. Este estudo pretende não só servir de reflexão, análise e aprendizagem dos diversos movimentos necessários para a execução dos diferentes golpes de arco no repertório mainstream de violino, mas também de coadjuvação no âmbito da aquisição de competências para violinistas e professores de violino.

Combined Shape

Navigation