No próximo dia 22 de janeiro de 2025 (quarta-feira), a ESMAE recebe duas palestras no Pavilhão 3, apresentadas por Mantautas Krukauskas, da Lithuanian Academy of Music and Theatre, e Theodore Parker, da Estonian Academy of Music and Theatre. Este evento, focado na inovação e exploração artística no campo do som e da composição, é realizado no âmbito do Mestrado em Artes e Tecnologias do Som e do programa ERASMUS+.
|
|
---|
Programa
9h30 – 11h00: Mantautas Krukauskas
"Co-Creation with AI: Sound Design and Composition"
Explora as possibilidades criativas da inteligência artificial no design sonoro e na composição musical. Mantautas Krukauskas, especialista na interseção entre música e tecnologia, abordará as potencialidades da co-criação com IA e os seus impactos nas práticas artísticas contemporâneas.
11h30 – 13h00: Theodore Parker
"Japanese Free Improvisation: Translating the Aesthetics of Onkyo"
Analisa o universo da improvisação livre japonesa e mergulha nas estéticas do Onkyo, destacando o minimalismo e a sensibilidade sonora como princípios criativos centrais, com traduções e aplicações ao contexto musical global.
A participação nas palestras é gratuita, sujeita à lotação da sala.
Biografias
Mantautas Krukauskas
Mantautas Krukauskas (n. 1980) - compositor e artista sonoro, Professor Associado no Departamento de Composição da Academia Lituana de Música e Teatro em Vilnius, onde também é cofundador e Diretor (desde 2016) do Centro de Estudos de Inovação Musical, laboratório académico para estudos, arte e investigação, com foco na tecnologia musical, inovação na música e educação musical, artes interativas e meios imersivos.
As suas composições, incluindo música de câmara, música eletrónica, obras de arte sonora, música para produções de teatro e dança, etc., foram apresentadas na Lituânia, Áustria, Alemanha, França, Canadá, EUA e outros países. A sua atividade artística inclui também a execução de música eletrónica e o trabalho na esfera das indústrias criativas com produção e arranjo musical.
Mantautas Krukauskas tem estado ativamente envolvido em diversos campos de atividades, incluindo a liderança e gestão de programas internacionais artísticos, de investigação e educacionais. Os seus interesses incluem a interdisciplinaridade, a criatividade, a música e as tecnologias dos media, bem como uma sinergia de diferentes abordagens estéticas e culturais.
Fonte: krukauskas.com
Theodore Parker
Theodore Parker é um improvisador que trabalha com guitarra, eletrónica e sistemas de altifalantes multicanal. O seu trabalho centra-se em aspectos do espaço e da especificidade do local. Atualmente, participa no primeiro grupo de música eletrónica ao vivo da Estónia, o EMA (Eesti Elektroonilise Muusika Seltsi Ansambel), que procura criar um novo repertório para a execução ao vivo de música eletrónica. Theodore é o fundador de vários grupos de improvisação, como Punkt Nihu e Guerilla Impro.
Fonte: researchcatalogue.net