Entrada > Notícias > Nadia Moroz Luciani: Apresentação dos livros “Performatividade da Luz” e “Blecaute Luz e Teatralidade”
Publicado em: 21 Fevereiro 2025

Nadia Moroz Luciani: Apresentação dos livros “Performatividade da Luz” e “Blecaute Luz e Teatralidade”

Dia 26 de fevereiro de 2025, às 15h30, na Sala Teresa Macedo.

Apresentação dos livros “Performatividade da Luz” e “Blecaute Luz e Teatralidade
por Nadia Moroz Luciani 

A ESMAE recebe Nadia Moroz Luciani para a apresentação dos livros "Performatividade da Luz" e "Blecaute Luz e Teatralidade". O evento, organizado pela Licenciatura em Teatro – variante de Luz, decorrerá na Sala Teresa Macedo, no dia 26 de fevereiro, às 15h30, com entrada livre. A iniciativa propõe uma discussão aprofundada sobre a luz como elemento essencial na cena contemporânea.

Resumo (Performatividade da Luz)

Este estudo é uma jornada histórica e estética do blecaute no teatro. Por meio de exemplos concretos, a obra demonstra sua evolução e permite estabelecer o blecaute como luz e elemento componente da cena. Do século XV ao XVII, a luz era um luxo. No século XIX, época do escurecimento dos teatros, o blecaute se torna um aliado da ilusão teatral. Se aproximando do século XX, ele encontra, progressivamente, seu lugar e suas potencialidades estéticas. Será possível, enfim, "fazer o blecaute e trabalhar a sombra" graças ao simbolismo, ao naturalismo ou ao expressionismo. Desde então, a exemplo dos futuristas, da dança de Loie Füller e do teatro de sombras, foi possível experimentar o blecaute e criar efeitos com ele no quadro da caixa preta do teatro à italiana. Plasticamente, o blecaute se revela em sua ausência ou presença no século XXI. O blecaute assume uma dimensão poética e política no teatro. Ele se torna voraz engolidor de imagens e revelador das grandes tragédias contemporâneas.

 Nadia Moroz Luciani Cartaz

Biografia: 

Nadia Moroz Luciani é graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1990), especialista em Design também pela UFPr (1994), mestre em Teatro pela UDESC e doutorada em Artes Cénicas na ECA-USP, com estágio de investigação PDSE-CAPES/PrInt na Universidade de Lille, em França. Foi professora efetiva da UFPr e da Escola Técnica da UFPr e lecionou na pós-graduação da Universidade Tecnológica do Paraná, no Curso de Especialização em Cenografia, da Faculdade Inspirar, no MBA em Dança, e da FAP, no Curso de Especialização em Teatro.

Atualmente, é professora efetiva da licenciatura na Unespar - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná, onde desempenhou funções como Chefe da Divisão de Extensão e Cultura do Campus, Chefe da Divisão de Programas e Projetos do ERI e Diretora do Escritório de Relações Internacionais. Presentemente, coordena o Curso de Bacharelado em Artes Cénicas e lidera os Projetos de Extensão LABIC - Laboratório de Iluminação Cénica, a Oficina Permanente de Formação Profissionalizante em Iluminação Cénica e o Projeto de Extensão Atelier de Théâtre, em parceria com a Aliança Francesa de Curitiba.

Desenvolve atividade profissional como Professora do Ensino Superior, Iluminadora, Designer, Diretora de Palco e Tradutora Técnica. É associada fundadora da ABrIC - Associação Brasileira de Iluminação Cénica e membro brasileiro da OISTAT - Organização Internacional de Cenógrafos, Arquitetos e Técnicos de Teatro. A sua investigação teórica centra-se na docência da iluminação cénica, enquanto a investigação prática foca-se na performatividade da luz, aplicando-se aos seus projetos de criação de iluminação para teatro, dança, música popular e clássica, óperas e musicais. Participa ainda em congressos e seminários nacionais e internacionais, tanto profissionais como académicos, com especial enfoque na pesquisa e nos estudos sobre design para a performance, iluminação cénica e pedagogia da luz.

Fonte: escavador.com

Combined Shape

Navigation