Entrada > Notícias > Masterclass de Violoncelo - Laia Puig
Publicado em: 23 Dezembro 2024

Masterclass de Violoncelo - Laia Puig

13, 14 e 15 de janeiro de 2025

A ESMAE recebe, nos próximos dias 13, 14 e 15 de janeiro a violoncelista Laia Puig, docente no conservatório Superior de Música de Aragón, para uma Masterclass de Violoncelo. Reconhecida pela sua notável carreira enquanto solista e pela colaboração com algumas das principais orquestras europeias, Laia Puig é uma referência no ensino e na interpretação do violoncelo, tendo sido premiada em diversos concursos, como o Germans Claret, Concurso Nacional Ciudad de Xàtiva, Concurso Internacional de Llanes e o Primeiro Palau de Barcelona.

 

Inscrições por e-mail:

Laia Puig

Nascida em Cervera (Lleida), iniciou os seus estudos musicais aos seis anos sob a orientação de Marçal Cervera, Sergi Boadella, Richard Talkowsky e Cristian Florea, no Conservatório de Cervera. Posteriormente, prosseguiu os seus estudos nas Universidades de Graz, Basel e Berlim, com Rudolf Leopold, Reinhard Latzko e Martin Löhr. Recebeu ainda aconselhamento de Bernard Greenhouse, Maria Kliegel, Maria de Macedo, Lluís Claret, Christophe Coin, Philippe Müller, Asier Polo, Thomas Demenga, entre outros. Em 2012, concluiu o Mestrado em Gestão Cultural na UOC.

Participou como solista com a Orquestra Sinfónica del Vallès, Orquestra Simfònica Julià Carbonell, Orquestra de Câmara del Garraf, Camerata XXI, Orquestra Andrés Segovia e Camerata Musica Wien, tendo realizado recitais em festivais como o Berliner Cellisten 2008 e em várias localidades de Espanha. Laia Puig fez a estreia mundial da obra inédita «Concerto Libero» de Xavier Montsalvatge no Festival Castell de Peralada, no verão de 2012.

Desde o início da sua carreira, desenvolveu uma intensa atividade orquestral, sendo membro da Jove Orquestra Simfònica de Catalunya, violoncelo principal da JONDE, da European Union Youth Orchestra e da Gustav Mahler Jugendorchester. Colabora regularmente com a Orquestra de Cadaqués, Orquestra Simfònica de Barcelona i Nacional de Catalunya, Orquestra Sinfónica del Gran Teatre del Liceu, Orquestra Da Camera, Barcelona 216, Konzerthaus Orchester Berlin, Orquestra Sinfónica de Euskadi e Sinfonieorchester Basel. Durante a temporada de 2008/09, foi contratada pela Orquestra Sinfónica de Castela e Leão como assistente de solista. Ao longo da sua carreira, trabalhou com diretores prestigiados como Claudio Abbado, Carlo Maria Giulini, Sir Colin Davis, Vladimir Ashkenazy, Bernhard Haitink, Sir Neville Marriner e Pierre Boulez, entre outros.

Foi premiada em diversas ocasiões nos concursos Germans Claret, Concurso Nacional Ciudad de Xàtiva, Concurso Internacional de Llanes e no Primeiro Palau de Barcelona.

As gravações ao vivo dos seus recitais para a Catalunya Música foram transmitidas pela União Europeia de Radiodifusão.

Atualmente, Laia Puig combina a interpretação com a docência no Conservatório Superior de Música de Aragão. Anteriormente, lecionou no Conservatório Superior de Música das Ilhas Baleares, no Conservatório Profissional do Liceu e no Conservatório de Cervera. É membro do quarteto de violoncelos Les Mademoicelli e foi violoncelo principal e diretora artística da Camerata432 entre 2009 e 2016.

Fonte: csma.es

Combined Shape

Navigation