Entrada > Notícias > Masterclass de Violoncelo - Fernando Arias
Publicado em: 17 Outubro 2024

Masterclass de Violoncelo - Fernando Arias

4, 5 e 6 de novembro

Nos próximos dias 4, 5 e 6 de novembro, a ESMAE acolhe uma masterclass de violoncelo com o violoncelista Fernando Arias, Professor Catedrático de Violoncelo no Real Conservatorio Superior de Música de Madrid. Fernando Arias conjuga a sua paixão pelo ensino com uma aclamada carreira internacional como solista e músico de câmara.

Inscrições: filipequaresma@esmae.ipp.pt

*Esta masterclass é aberta a ouvintes externos mediante inscrição

Fernando Arias

Professor de violoncelo no Real Conservatório Superior de Música de Madrid, Fernando Arias combina a sua vocação pedagógica com uma intensa carreira de concertista, tanto a solo como em música de câmara. Fernando Arias iniciou os seus estudos musicais com Arantza López e prosseguiu-os com Ángel Luis Quintana, Michal Dmochowski e Natalia Shakhovskaya, na Escuela Superior de Música Reina Sofía, onde recebeu o título de “Alumno más Sobresaliente” das mãos de Sua Majestade a Rainha Sofía. Completou a sua formação na classe de Jens Peter Maintz, na Universität der Künste Berlin, e com com Eberhard Feltz.

Como solista, apresentou-se com orquestras como a Orquestra Nacional de Espanha, a Orquestra da Rádio e Televisão de Espanha, a Orquestra de Barcelona e Nacional da Catalunha, a ADDA Alicante, a Real Orquestra Sinfónica de Sevilha, a Orquestra Sinfónica de Vallés, a Südwestdeutsches Kammerorchester Pforzheim, etc., dirigidas por maestros como Lawrence Foster e Álvaro Albiach, e em palcos como o Auditório Nacional, o Palau de la Música de Catalunya, etc.
Também dá regularmente recitais nas salas de concerto mais importantes de Espanha e em países tão diversos como Alemanha, Estados Unidos, Rússia, Japão, França, Suécia, Holanda, Bélgica, Portugal, Sérvia, Tunísia e Moçambique.

Especialmente interessado na música de câmara, partilha o palco com artistas como David Kadouch, Antje Weithaas, Anthony Marwood, ou os quartetos Cosmos e Quiroga, e o Trío VibrArt, do qual é membro e fundador, juntamente com Miguel Colom e Juan Pérez Floristán.

Entre as suas gravações, destacam-se a gravação para a Sony Classical do Concerto para violoncelo de Saint-Saëns, as sonatas completas de Brahms para violoncelo e piano com o pianista Luis del Valle (Columna Música), o seu álbum com o Trio VibrArt com obras de Schubert e Shostakovich (Solè Recordings) e o seu último CD editado, “Slavic Soul” com a pianista Noelia Rodiles (Solè Recordings), o seu álbum com o Trio VibrArt com obras de Schubert e Shostakovich (Solè Recordings) e o seu último CD, “Slavic Soul” com a pianista Noelia Rodiles, com obras de Dohnanyi, Janacek e Shostakovich (Eudora Records).

Fonte: fernando-arias.com