Entrada > Notícias > Masterclass de Fagote com Carlo Colombo
Publicado em: 10 Março 2025

Masterclass de Fagote com Carlo Colombo

19, 20 e 21 de março de 2025.

Masterclass de Fagote com Carlo Colombo

No âmbito do plano de atividades da classe de fagote, será realizada uma masterclass com o professor Carlo Colombo. Solista da Orquestra da Ópera de Lyon e docente no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Lyon (CNSMD) e na Universidade de Lausanne, na Suíça, Carlo Colombo.

A masterclasse decorrerá nos dias 19, 20 e 21 de março. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do e-mail: pedromsilva@esmae.pt.

Biografia:

Carlo Colombo nasceu em Pádua, Itália. Em 1980, obteve o Diploma di Fagotto no Conservatório de Milão, onde estudou com Evandro Dall’Oca. Em 1984, concluiu o 1er Prix de Virtuosité no Conservatório de Genebra, na Suíça, sob a orientação de Roger Birnstingl. Posteriormente, aperfeiçoou-se com Brian Pollard, da Royal Concertgebouw Orchestra.

Entre 1978 e 1981, foi fagote solista do ensemble I Solisti Veneti e, desde 1983, ocupa o cargo de fagote solista na Orquestra da Ópera de Lyon. Desde 2002, é professor no Conservatoire National Supérieur de Musique de Lyon (CNSM) e, desde 2005, também no Conservatório de Lausanne – Haute École de Musique (Suíça).

Foi membro do Ensemble de Sopros Maurice Bourgue e tem atuado como fagote solista com algumas das mais prestigiadas orquestras europeias, incluindo: Orquestra do Teatro alla Scala; Orquestra Filarmónica della Scala; Orquestra de Câmara de Lausanne; Orquestra NDR de Hamburgo; Ensemble Instrumental de Lausanne; Orquestra de Paris; Bayerische Staatsoper; Orquestra Nacional de Lyon.

Ao longo da sua carreira, trabalhou sob a direção de maestros de renome, como Riccardo Muti, Riccardo Chailly, Antal Dorati, Philippe Herreweghe, Sir Neville Marriner, Michel Plasson, Emmanuel Krivine, Jesús López-Cobos, Michel Corboz, Semyon Bychkov, Sir John Eliot Gardiner, Kent Nagano e Iván Fischer, entre outros.

O seu interesse por instrumentos históricos levou-o a colaborar com o Orchestre Révolutionnaire et Romantique, dirigido por Sir John Eliot Gardiner.

Fonte: mcgill.ca

Combined Shape

Navigation