Entrada > Notícias > Lançamento do CD "Luz" de Nuno Pinto e Bernardo Soares
Publicado em: 24 Setembro 2024

Lançamento do CD "Luz" de Nuno Pinto e Bernardo Soares

1 de outubro, às 18h00, na sala 210

No dia 1 de outubro de 2024 (terça-feira), às 18h00, na Sala 210 da ESMAE, será apresentado o álbum "Luz", fruto da colaboração entre Nuno Pinto, docente na ESMAE, e Bernardo Soares, pianista acompanhador na instituição.

Gravado ao vivo no Conservatório de Música de Vila Real e lançado pela Artway Records, o álbum "Luz" conta com o apoio da Buffet Crampon, Vandoren, UTAD e do Conservatório de Vila Real. O projeto une o clarinete de Nuno Pinto e o piano de Bernardo Soares, trazendo uma experiência musical imperdível.

"Luz" é o novo trabalho de originais de Nuno Pinto. Entre a sua rica discografia evidencia-se o seu disco “Tempo de Outono” (Artway Records 2016), gravado com a pianista Elsa Silva, que reúne obras de compositores portugueses para clarinete e piano e foi destacado pela crítica nacional e internacional, foi disco do ano pelo Jornal Público

O evento é aberto ao público.

Data e Local:
Terça-feira, 1 de outubro de 2024
18h00, Sala 210, ESMAE

Biografias:

Nuno Pinto, clarinete

Artista das marcas Buffet Crampon e Vandoren, Nuno Pinto é descrito pela imprensa como um “clarinetista de génio” (Daniel Bailoni), “brilhante” (Nicholas Cox) e “ao nível dos grandes virtuosos internacionais do instrumento” (Bernardo Mariano).

Estudou clarinete com Saul Silva, António Saiote, Michel Arrignon e Alain Damiens, em Portugal e França, e tem dedicado uma grande parte do seu trabalho à música de câmara e à música contemporânea, sendo membro fundador dos grupos de câmara Camerata Senza Misura, Trivm de Palhetas e Clarinetes Ad Libitum, tendo tocado também com alguns dos melhores músicos da atualidade. Foi membro da OrchestrUtopica e do Grupo Música Nova e integra o Sond’Ar-te Electric Ensemble, desde a sua fundação.

Enquanto solista ou integrado em grupos de câmara e ensembles, Nuno Pinto tem feito um trabalho notável na divulgação da música contemporânea sendo dedicatário de várias obras de compositores portugueses com quem trabalha regularmente. Ao longo da sua intensa carreira, estreou mais de 170 obras, de compositores portugueses e estrangeiros, tendo gravado 140 obras, mais de 50 ao vivo, em 25 edições discográficas. O seu disco “Tempo de Outono” (Artway Records 2016), gravado com a pianista Elsa Silva, reúne obras de compositores portugueses para clarinete e piano. Destacado pela crítica nacional e internacional, foi disco do ano pelo Jornal Público: “Disco que se destaca pela qualidade da interpretação destes dois experientes intérpretes, sendo também digno de realce o facto de se tratar da primeira edição fonográfica das seis peças que o integram.” (in Ípsilon / Público, Pedro M. Santos, Top 10 Discos – O melhor de 2016)

Nuno Pinto é um dos mais destacados solistas portugueses com grande relevância internacional, tendo sido solista com várias orquestras e participado em Festivais Internacionais de Música na Europa, América e Ásia.

É professor de Clarinete e de Música de Câmara na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – Politécnico do Porto.

Bernardo Soares, piano

Iniciou os seus estudos musicais com a professora Teresa Andrino, aos 5 anos de idade. Aos 9 anos ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional na classe da professora Melina Rebelo.
Prossegue os seus estudos com o Professor Joaquim Fernandes tendo completado o curso complementar com nota máxima.
Em 2005 ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo na classe da professora Sofia Lourenço tendo concluído o mesmo com elevada classificação.
Esteve igualmente em Berlim a estudar com os professores Li-Chun Su, Laszlo Simon e Gabor Paska. Como complemento à sua formação, fez diversos cursos e masterclasses com professores e pianistas como Sequeira Costa, Tania Achot, Artur Pizarro, António Rosado entre outros.
Enquanto professor e pianista acompanhador, lecionou na Academia de Música de Serzedo, Academia de Música de Vilar do
Paraíso, ESMAE, Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku e na Academia de Música de Costa Cabral.
Apresentou-se a solo na Sala Suggia da Casa da Música com a orquestra da Academia de Música de Costa Cabral sob a direção do maestro Luís Carvalho.
Trabalha regularmente com várias companhias de Teatro como músico e diretor musical, apresentando-se em algumas das mais importantes salas do país como, Teatro Nacional S. João, Teatro Carlos Alberto, São Luiz Teatro Municipal, Cine-Teatro Constantino Nery, TAGV entre outras.
É membro do projeto Fado em Trio, grupo que explora o Fado com instrumentos não convencionais, que com um álbum editado já se apresentaram em salas, teatros e festivais nacionais e internacionais.