Entrada > Notícias > Igreja dos Clérigos recebe três Quartetos de Cordas: Matosinhos, Cibele e Metamorfose
Publicado em: 05 Setembro 2024

Igreja dos Clérigos recebe três Quartetos de Cordas: Matosinhos, Cibele e Metamorfose

8 de setembro, às 15h00 na Igreja dos Clérigos

No próximo domingo, às 15h00, a Igreja dos Clérigos (Porto) será palco de um concerto que celebra a música de câmara com duas grandiosas obras de Felix Mendelssohn. Dois grupos de alumni (Cibele e Metamorfose), participam neste espetáculo. 

Organizado pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, em parceria com a Igreja dos Clérigos, o concerto “Em Doze por Quatro” reúne em palco três quartetos que irão partilhar a sua paixão pela música de câmara. Numa performance dinâmica, dar-se-á vida a duas obras de Mendelssohn, o Quarteto nº2 em Lá menor, op. 13  e o Octeto de Cordas em Mi bemol, op. 20. Felix Mendelssohn (1809-1847) foi uma figura essencial da música do século XIX, autor de um extenso número de obras que se tornaram pilares na história da música. As duas peças que serão interpretadas pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, Quarteto Cibele e Quarteto Metamorfose foram escritas durante a juventude do compositor, quando ainda adolescente, e distinguem-se pela sua escrita brilhante, carácter flutuante e maturidade musical surpreendente.

O Quarteto de Cordas de Matosinhos, desde a sua criação, em 2007, pela Câmara Municipal da mesma cidade, tem-se dedicado, com rigor e excelência técnica e artística, ao estudo, interpretação, divulgação e promoção da música, especialmente do vasto património musical dedicado ao quarteto de cordas. Não só ao nível do repertório, mas também pela formação e promoção de novos intérpretes, como é o caso dos Quartetos Cibele e Metamorfose. Ambos formados em contexto académico na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, têm seguido, embora ainda curto, um promissor percurso, acumulando prémios, participações em masterclasses e cursos de elevado prestígio pedagógico. Prosseguindo os seus estudos nas principais instituições artísticas nacionais e internacionais, cada membro destes quartetos mantém-se empenhado na construção e desenvolvimento musical conjunto, honrando os seus objetivos artísticos.


Contactos

quartetomatosinhos@gmail.com
+351 914 391 181 (Ana Tedim)
https://www.instagram.com/quartetodematosinhos/
https://www.facebook.com/quartetodematosinhos/

 

_____________________________________

Informação adicional

 

Quarteto de Cordas de Matosinhos

O Quarteto de Cordas de Matosinhos é um grupo de referência no cenário musical português. Fundado em 2008 pela Câmara Municipal de Matosinhos, realiza concertos regulares nessa cidade. Em 2014/2015, foi escolhido como ECHO Rising Stars pela Casa da Música e pela Fundação Gulbenkian, permitindo-lhes uma tournée por 16 importantes salas de concerto europeias. Além das apresentações internacionais, atua regularmente nas principais salas de concerto de Portugal, tais como a Casa da Música, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro Cultural de Belém. Os seus membros receberam prémios em prestigiados concursos tais como Prémio Jovens Músicos da RDP. Recentemente, lançaram o álbum "Raízes", celebrando a cultura portuguesa com composições originais para quarteto de cordas. O Quarteto de Matosinhos conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, DgArtes e antena 2.

 

 

Quarteto Cibele

Fundado em 2019 na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, o Quarteto Cibele é formado por Catarina Barbosa, Inês Prado Costa, Joana Silva e Gabriela Peres.

 O Quarteto estudou sob a orientação do violinista Vítor Vieira, 1º violino do Quarteto de Matosinhos.

Participaram em masterclasses com Peter Brunt e Larissa Groeneveld (Osiris Trio), Shunkse Sato (Netherlands Bach Society), Xenia Gamaris, Anna Yanchishina e Peter Karetnikov (RusQuartet), Mikhail Nemtsov, Henk Guittart, Susanne van Els, Michael Gees, Stanislav Kucherenko, Quarteto de Matosinhos, Janna Kuss, Oliver Wille, William Coleman, Mikayel Hakhnazaryan (Kuss Quartet), Yun-Peng Zhao, Léo Marillier, Franck Chevalier e Pierre Morlet (Diotima Quartet).

Em 2021, ganharam uma bolsa completa para participarem no Festival Internacional de Música de Câmara “Orlando Festival”, na Holanda.

Em 2022 participaram na “International Residency Program for Young String Quartets” em Itália, organizada pela “Casa del Quartetto” onde trabalharam com os Diotima Quartet e Kuss Quartet e participaram em concertos nas principais salas da cidade, tendo sido mais tarde convidadas a participar na Residência Artística para Quartetos de Cordas dos Diotima Quartet em França (2023).

O Quarteto aposta também na colaboração com compositores contemporâneos, tendo estreado obras e trabalhado diretamente com os compositores Luca Antignani, Giulia Lorusso, Justė Janulytė e Johannes Burgert.

Em 2024 fizeram parte da programação do Festival Além-Mar, onde realizaram uma residência artística e se apresentaram em três concertos nas ilhas dos Açores, estreando também uma obra dedicada ao grupo do compositor Gerson Baptista.

 

Quarteto Metamorfose

O Quarteto Metamorfose, constituído por Pedro Rebelo (1º violino), João Sá (2º violino), Djonathan Silva (viola d’arco) e Carolina Costa (violoncelo), foi formado em setembro de 2022 na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto.

O grupo foi orientado por Vítor Vieira, 1º violino do Quarteto de Cordas de Matosinhos, um dos grupos de música de câmara mais ativos e estabelecidos do país. Tiveram também a oportunidade de trabalhar com os professores Anaïs Tamisier, Johannes Meissl, Marek Spzakiewich, Ole Bohn, Peter Schuhmayer e Wolfgang Klos.

Em 2023 foram premiados com o 2º prémio do nível superior na VI Edição do Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva. Participaram também na edição de 2023 do Showcase@Fundão da Artway, onde foram vencedores do prémio do público, prémio que considera os membros do Quarteto artistas emergentes da Artway. Em dezembro de 2023 apresentaram-se no ciclo de “Concertos no Natal” do Município de Ílhavo, a convite da Artway. Foram também convidados a abertura do Festival Convimus em julho de 2023 e selecionados para integrar a Temporada de Música de Câmara Jovem da APAM no O’culto da Ajuda em parceria com a Miso Music Portugal (2024), onde tiveram a oportunidade de fazer a estreia absoluta de uma obra dedicada ao Quarteto do jovem compositor Tiago Quintas. Foram premiados com o 2º prémio ex-aequo no Concurso de Música de Câmara (Nível Superior) do Festival Internacional de Música Convimus (2024).

Em setembro de 2024 colaborarão com o Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) num concerto conjunto, no âmbito de uma iniciativa do QCM para promover jovens quartetos de cordas.

 

Combined Shape

Navigation