Entrada > Notícias > Helena Sá e Costa, fotobiografia
Publicado em: 25 Maio 2023

Helena Sá e Costa, fotobiografia

Edições Afrontamento - sessão de apresentação: sexta, 26 de maio, 18h00 - THSC

As Edições Afrontamento apresentam o livro "HELENA SÁ E COSTA, fotobiografia" no Teatro que ostenta o nome da pianista.

No final da sessão de apresentação haverá um recital a cargo de Artur Pereira, Eileen Huang e Sofia Lourenço, pianistas que estudaram com Helena Sá e Costa.

 

 

 

A pianista Helena Sá e Costa nasceu no Porto a 26 de maio de 1913,  no seio de uma família profundamente ligada à música. O seu avô, Bernardo Moreira de Sá (1853-1924), violinista, concertista, musicólogo e pedagogo, diretor e professor da Escola Normal do Porto, foi fundador e primeiro diretor do Conservatório de Música do Porto. Filha de Luís Ferreira da Costa (1879-1960), pianista e compositor, e da pianista Leonilda Moreira de Sá e Costa (1882-1963), viria a juntar-se-lhe a irmã Madalena Sá e Costa (1915-2022), violoncelista, aluna de Guilhermina Suggia. Helena e Madalena formaram, a partir de 1931, um duo, a que mais tarde se juntou o pianista Henri Mouton formando o Trio Portugália e, com a participação do violetista François Boos, o Quarteto com o mesmo nome.

Helena Sá e Costa concluiu o curso de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa com 20 valores tendo sido aluna de Viana da Mota. Estudou ainda com Paul Loyonnet, Alfred Cortot, Edwin Fisher, Paul Grümmer, Pablo Casals e Nadia Boulanger.

O seu primeiro recital, completo e público, foi no Salão Nobre do Centro Comercial do Porto, com apenas 12 anos (em 1925). O início de uma carreira artística que se estendeu por mais de cinquenta anos, centenas de salas de concerto, estúdios de rádio e de televisão. Obteve grande sucesso nos Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Áustria, Inglaterra, Suíça... também em Portugal.

Foi galardoada com o Prémio Beethoven (Conservatório Nacional de Lisboa, 1937); Prémio Moreira de Sá (Orpheon Portuense, 1939); Prémio Viana da Mota (Emissora Nacional, 1944).

Agraciada com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'iago da Espada (1982); Grande-Oficial desta mesma Ordem (2001); Medalha de Mérito da Cidade do Porto, ouro (1995).

Para além da sua atividade artística, Helena Sá e Costa desenvolveu  um reconhecido trabalho como pedagoga. Professora no Conservatório de Música do Porto, com cursos e masterclasses em inúmeras escolas e outras instituições ligadas à música em Portugal e na Europa, esteve na génese, conjuntamente com Teresa Macedo e Filipe Pires, do projeto da Escola Superior de Música do Porto (1985) que, uns anos mais tarde, se tornaria na atual Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Desta Escola foi presidente da Comissão Instaladora e primeira presidente do Concelho Científico.

O seu definitivo contributo para a formação de duas gerações de pianistas excecionais é, para Helena Sá e Costa, mais um prémio, para nós uma enorme dádiva.

 

A família Moreira de Sá em 1913

 

 

Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'iago da Espada (2001)

 

Primeiro esquiço do Teatro Helena Sá e Costa, homenagem à pianista e fundadora da ESMAE (Arq. Filipe Oliveira Dias, 1998).

Combined Shape

Navigation