Entrada > Notícias > ESMAE presta homenagem ao encenador Rogério de Carvalho
Publicado em: 23 Setembro 2024

ESMAE presta homenagem ao encenador Rogério de Carvalho

Rogério de Carvalho, um dos mais discretos e admirados encenadores do teatro português. Com uma carreira de 60 anos, dedicou-se a explorar profundamente textos de grandes dramaturgos como Molière, Tchékhov, O'Neill, Genet e Koltès. Conhecido pela sua exigência e espírito de constante descoberta, Rogério de Carvalho deixou um legado marcante no teatro nacional.

É com profundo pesar que a ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo se despede do encenador Rogério de Carvalho, falecido aos 88 anos. Com uma carreira de 60 anos dedicada ao teatro, Rogério de Carvalho colaborou inúmeras vezes com a ESMAE, deixando uma marca indelével no panorama das artes performativas em Portugal.

Nascido em Gabela, Angola, Rogério de Carvalho destacou-se pela sua abordagem única a textos de dramaturgos como Jean Genet, Anton Tchekhov, Molière, Gil Vicente e muitos outros. Ao longo da sua carreira, foi reconhecido pela sua exigência artística, recebendo prémios como o Prémio Almada (2001) e o Grande Prémio da Crítica (2012), por espetáculos que dirigiu para as companhias Ensemble e `As Boas Raparigas vão para o céu, as más para todo o lado` - projeto teatral de que foi diretor artístico, criado no seio de uma nova geração de criadores da cidade do Porto. A sua dedicação à formação de novas gerações de artistas, nomeadamente no Porto, onde trabalhou com jovens criadores e companhias emergentes, o que também se refletiu em importantes colaborações com a ESMAE.

A escola orgulha-se de ter partilhado com Rogério de Carvalho momentos de criação e aprendizagem, reconhecendo-o como uma referência incontornável para o desenvolvimento do teatro contemporâneo em Portugal.

Em homenagem ao seu legado, a ESMAE recorda com gratidão as inúmeras colaborações e a inspiração que deixou no ensino e na prática teatral. O seu contributo continuará a ressoar nas salas de aula e nos palcos da escola, onde a sua influência permanecerá viva.