Entrada > Notícias > Docente e Alumni da ESMAE apresentam 'Obras Portuenses da Década de 20'
Publicado em: 18 Setembro 2024

Docente e Alumni da ESMAE apresentam 'Obras Portuenses da Década de 20'

21 de setembro, Torre dos Clérigos
O ano letivo na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo já começou, e nada melhor do que dar início com a estreia de novas obras. O professor de Composição da ESMAE, Rui Penha, apresenta a sua mais recente obra para carrilhão, no âmbito do projeto "Obras Portuenses da Década de 20", promovido pelo programa Cultura em Expansão.  Além disso, poderemos ouvir obras de compositores que têm ligação com a ESMAE, tanto como ex-alunos quanto como professores: Fernando Lapa e Fátima Fonte.
No próximo sábado, dia 21 de setembro, às 18h00, o Porto será palco de um evento musical único, com a estreia de três obras para dois carrilhões distintos: o icónico Carrilhão da Torre dos Clérigos e o monumental Carrilhão Lvsitanvs, o maior carrilhão itinerante do mundo. Este concerto integra a quarta edição do projeto 'Obras Portuenses da Década de 20', promovido pelo Cultura em Expansão, e promete oferecer um espetáculo sonoro irrepetível. Neste diálogo inédito entre os dois carrilhões, os carrilhonistas Ana Elias e Abel Chaves interpretarão composições de Fátima Fonte, Fernando Lapa e Rui Penha – três compositores de gerações diferentes, todos com ligação à ESMAE. As obras foram inspiradas no património sonoro do Porto, um complexo conjunto de sons que refletem a vida e a história da cidade, cruzando o passado, o presente e o futuro. O resultado será uma performance que desafia as conceções tradicionais e oferece uma nova perspetiva sonora da cidade, ecoando pelas ruas do Porto a partir do maior símbolo da cidade, a Torre dos Clérigos.

Este projeto, concebido pela Sonoscopia, nasceu em 2021 e convida compositores com fortes laços ao Porto a refletir sobre a vida nos bairros emblemáticos da cidade – Bouça, Campanhã, Miragaia e Pasteleira – através da música.

Direção Artística e Conceção: Gustavo Costa
Composição: Fátima Fonte, Fernando Lapa e Rui Penha
Interpretação: Ana Elias com o Carrilhão LVSITANVS e Abel Chaves no Carrilhão Torre dos Clérigos
Assistência Técnica: Alberto Lopes e João Ricardo