Na próxima terça-feira, 15 de outubro, serão apresentados em Londres os resultados dos trabalhos levados a cabo pela Comissão Durham para a criatividade. Trata-se de um relatório encomendado pelo Arts Council para avaliar o papel da criatividade em diversos sectores da sociedade como forma de incrementar a coesão social, o bem-estar e o desenvolvimento tecnológico e artístico.
Daniela Coimbra, docente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e presidente do Conselho Técnico-Científico da mesma escola, foi uma das três consultoras académicas deste projecto e a única convidada não residente no Reino Unido. A sua experiência na área da Psicologia da Música e da Educação foi considerada como uma mais-valia para este projecto que contou com especialistas dos mais diferentes quadrantes e latitudes.
A comissão na qual a docente tomou parte foi responsável por desenhar a metodologia de investigação para o estudo, o qual procurou encontrar formas do sistema educativo aumentar a capacidade das crianças e jovens para a criatividade. Após dois anos de trabalhos, o relatório será apresentado aos parlamentares, em Westminster, por Sir Nicholas Serota, presidente do Arts Council.