Entrada > Notícias > 'Da Ponte by Mozart' - A Ópera está de volta à ESMAE
Publicado em: 17 Outubro 2024

'Da Ponte by Mozart' - A Ópera está de volta à ESMAE

26 de outubro, às 19h00, no Teatro Helena Sá e Costa

DA PONTE BY MOZART

The Life of Seducer (A Vida de um Sedutor):  Part III – The Blame the Women (A Culpa é das Mulheres)

Sábado, 26 de outubro | 19h00 | Teatro Helena Sá e Costa

A Ópera está de regresso à ESMAE. O projeto “Da Ponte by Mozart” é o trabalho conjunto e de cocriação de várias instituições que fazem parte de um consórcio internacional – O.O.O.2 (Opera Out of Opera 2) – e onde se incluem instituições de Ensino Superior de Música e Arte Dramática, tais como: Conservatório Santa Cecília, Roma; Mozarteum, Universidade de Salzburgo, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, P.PORTO, KHIO Oslo, Wallmuse, França e Nova Opera, Ucrânia.

O projeto “Da Ponte by Mozart” pretende ser um testemunho da relevância duradoura do legado artístico e político de Mozart e de Da Ponte no que diz respeito à abordagem de temas significantes como, por exemplo, as relações de género e entre classes sociais, que ao serem enfatizadas neste processo de cocriação resultaram na unificação de três obras de Da Ponte e Mozart através de meta-história a que se deu o nome de: The Life of a Seducer (A Vida de um Sedutor).

Este conceito foi idealizado com base nas entrevistas, documentos e memórias de Lorenzo Da Ponte dos seus últimos dias em Nova York, e a reflexão coletiva que daí resultou acabou fornecendo uma perspetiva única sobre as colaborações entre Mozart e Da Ponte ao explorar e aprofundar o processo criativo por eles desenvolvido e o apelo duradouro resultante destas obras.

Na sua essência, o projeto “Da Ponte by Mozart” pretende sublinhar os aspetos mais flagrantes do sistema feudal através da narrativa de um homem que exerce o seu poder com o intuito de subjugar outros. Durante o processo de cocriação, a exploração desta temática foi realizada através de três trechos fundamentais das óperas de Mozart e Da Ponte, em que cada um vai destacando variadas dimensões da má conduta social e pessoal do sedutor. Através do uso inovador de tecnologias digitais e do foco no envolvimento interativo com o público, este projeto não só honra o legado artístico de Da Ponte e Mozart, como também torna a ópera mais viva e significativa para o público contemporâneo, refletindo sobre questões políticas atuais e conflitos universais. Ao explorar temas de poder, privilégio e género, oferece uma reflexão poderosa sobre o comportamento humano e as falhas sociais a ele subjacentes, tornando-o um empreendimento convincente e instigante.

A “Vida de um Sedutor” está dividida em Três Partes: PARTE I – Don Giovanni ou The abuse of power (O abuso de poder); PARTE II – Le Nozze di Figaro ou The midlife crisis (A crise de meia-idade); e PARTE III, Così fan tutte ou Blame the women (A culpa é das mulheres).

Così fan tutte – “A Culpa é das Mulheres” (Blame the Women) que será apresentado às 19h00 do dia 26 de outubro, no Teatro Helena Sá e Costa - ESMAE P. PORTO, explora o engano amoroso e sublinha as questões relacionadas com a infidelidade e as expectativas do papel da mulher na sociedade.

Na conceção do encenador, António Durães: “Apaixonados e convencidos da reciprocidade dessa paixão, os jovens militares Guglielmo e Ferrando amam as irmãs Fiordiligi e Dorabella, jovens na casa dos quinze anos. Uma noite, acelerados pela carga etílica de um serão que é rampa de lançamento para vinte e quatro horas vertiginosas, apostam com um filósofo chamado Don Alfonso, a robustez dessa fidelidade. Durante 24 horas, industriados por Don Alfonso e de forma a cumprir os trâmites do contrato que celebraram, os dois rapazes, acolitados por Despina, põem em causa essa fidelidade. E é disso que a obra trata: os temas da infidelidade, questionando a instituição do amor romântico que alimentava a sociedade bem-pensante da época, o que fez com que só tardiamente esta ópera fosse reconhecida como a obra prima que efetivamente é. Os níveis de conhecimento e consciência da mentira que está a ser jogada (hoje talvez lhe chamássemos fake news) têm diferentes níveis e expõem de forma crudelíssima o universo feminino, queira isso dizer o que quer que seja. No fim, cumpridas as 24 horas nesta pista de velocidade que é esta estranha pista de circo, tudo se recompõe e o universo alinha-se como se nada tivesse acontecido. Mas o que foi afinal que aconteceu?”

The Coordinator and Artistic Director of ESMAE Opera Studio and ESMAE Artistic Coordinator of O.O.O.2
Head of the Vocal Studies

Professor Coordinator
António Salgado

 

Equipa Criativa e Artística

Música
W. A. Mozart (1756-1791)

Libreto
Lorenzo da Ponte

ESMAE Coordenação Geral
Bruno Pereira
Marco Conceição

ESMAE Coordenação Artística
António Salgado

Direção Musical
Michelangelo Galeati

Assistência Musical
Jan Wierzba

Encenação
António Durães

Movimento
Cláudia Marisa

Direção Vocal
António Salgado
Rui Taveira

Cenografia
Carlos Neves

Figurinos
Raquel Ribeiro

Desenho de Luz
Bernardo Correia

Desenho de Som
Diogo Franco

Gravação Áudio e Vídeo
Marco Conceição
Carlos Filipe
Elisabete Moreira
Renata Lima

Design Gráfico
Joana Gonçalves
Jorge Teixeira

Direção de Cena
Sónia Barbosa

Produção Executiva
António Salgado
Regina Castro
Lara Soares

Fiordiligi (soprano)
Julia Heiler

Dorabella (mezzo)
Dominika Markova

Don Alfonso (barítono)
Ulrik Stensrod

Despina (soprano)
Ana Rosa

Ferrando (tenor)
Iván Sanchez Aguila

Guglielmo (baixo)
Mattis Holthe

Coro
Estudantes da Classe de Canto (ESMAE Opera Studio)

Sopranos
Barbara Quintais, Rita Cruz, Rita Gama, Marta Silva, Ana Luíza Costa, Maria João Gomes

Meso-sopranos
Maria Duarte, Isabel Gundana, Susana Costa, Maria Lira, Cristiana Costa

Tenores
João Pereira, Nuno Oliveira

Baixos
Pedro Santos, Gustavo Godinho, Miguel Marinho

Orquestra
Sinfonieta da ESMAE (Licenciatura + MIA)

Violinos I
Pedro Rebelo
Tiago Sousa
Leonor Santos
Daniela Alves
Leonor Brunner
Mariana Mendes

Violinos II
Inês Correia
Mafalda Vales
Pilar Martins
Bárbara Paradela

Violas
Alice Peixinho
Diana Moreira
Manuel Monteiro
José Almeida

Violoncelos
Catarina Alves
Rita Dias
Maria Lope

Contrabaixos
Marco Carneiro
Francisco Mata

Flautas
Catarina Alves
Wiktoria Sobolewska

Oboés
Ana Martins
Joana Palmas

Clarinetes
Maria André
Rita Matos

Fagotes
Luciana Araújo
Afonso Paiva

Trompas
Manuel Araújo
Pedro Guimarães

Trompetes
Pedro Marques
Gonçalo Costa

Tímpanos
Maria-Isabel Petean-Pavel

Cravo
Luís Duarte

Correpetidores
David Ferreira
Luís Duarte

Circo
Alunos do INAC sob a supervisão de Juliana Moura


Produção Orquestra
Carlos Azevedo
Nísia Araújo
Jorge Alves

ESMAE Produção
ESMAE
Ópera Estúdio da ESMAE

Produção
Opera out of Opera 2

 

Combined Shape

Navigation