DA PONTE BY MOZART
The Life of a Seducer (A Vida de um Sedutor): Part III - Blame the Women (A Culpa é das Mulheres)
Sábado, 26 de outubro | 19h00 | Teatro Helena Sá e Costa
Saturday 26th October | 19h00| Helena Sá e Costa Theatre
Integrada no projeto Opera Out of Opera 2, “Da Ponte by Mozart” traz a opera de regresso à ESMAE. A produção “Da Ponte by Mozart” é o trabalho conjunto e de cocriação de várias instituições que fazem parte de um consórcio internacional – O.O.O.2 (Opera Out of Opera 2) – e onde se incluem instituições de Ensino Superior de Música e Arte Dramática, tais como: Conservatório Santa Cecília, Roma; Mozarteum, Universidade de Salzburgo, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, P.PORTO, KHIO Oslo, Wallmuse, França e Nova Opera, Ucrânia. O projeto “Da Ponte by Mozart” pretende ser um testemunho da relevância duradoura do legado artístico e político de Mozart e de Da Ponte no que diz respeito à abordagem de temas significantes como, por exemplo, as relações de género e entre classes sociais, que ao serem enfatizadas neste processo de cocriação resultaram na unificação de três obras de Da Ponte e Mozart através de meta-história a que se deu o nome de: The Life of a Seducer (A Vida de um Sedutor). Este conceito foi idealizado com base nas entrevistas, documentos e memórias de Lorenzo Da Ponte dos seus últimos dias em Nova York, e a reflexão coletiva que daí resultou acabou fornecendo uma perspetiva única sobre as colaborações entre Mozart e Da Ponte ao explorar e aprofundar o processo criativo por eles desenvolvido e o apelo duradouro resultante destas obras. Na sua essência, o projeto “Da Ponte by Mozart” pretende sublinhar os aspetos mais flagrantes do sistema feudal através da narrativa de um homem que exerce o seu poder com o intuito de subjugar outros. Durante o processo de cocriação, a exploração desta temática foi realizada através de três trechos fundamentais das óperas de Mozart e Da Ponte, em que cada um vai destacando variadas dimensões da má conduta social e pessoal do sedutor. Através do uso inovador de tecnologias digitais e do foco no envolvimento interativo com o público, este projeto não só honra o legado artístico de Da Ponte e Mozart, como também torna a ópera mais viva e significativa para o público contemporâneo, refletindo sobre questões políticas atuais e conflitos universais. Ao explorar temas de poder, privilégio e género, oferece uma reflexão poderosa sobre o comportamento humano e as falhas sociais a ele subjacentes, tornando-o um empreendimento convincente e instigante. A “Vida de um Sedutor” está dividida em Três Partes: PARTE I – Don Giovanni ou The abuse of power (O abuso de poder); PARTE II – Le Nozze di Figaro ou The midlife crisis (A crise de meia-idade); e PARTE III, Così fan tutte ou Blame the women (A culpa é das mulheres). Così fan tutte – “A Culpa é das Mulheres” (Blame the Women) que será apresentado às 19h00 do dia 26 de outubro, no Teatro Helena Sá e Costa - ESMAE P. PORTO, explora o engano amoroso e sublinha as questões relacionadas com a infidelidade e as expectativas do papel da mulher na sociedade. Na conceção do encenador, António Durães: “Apaixonados e convencidos da reciprocidade dessa paixão, os jovens militares Guglielmo e Ferrando amam as irmãs Fiordiligi e Dorabella, jovens na casa dos quinze anos. Uma noite, acelerados pela carga etílica de um serão que é rampa de lançamento para vinte e quatro horas vertiginosas, apostam com um filósofo chamado Don Alfonso, a robustez dessa fidelidade. Durante 24 horas, industriados por Don Alfonso e de forma a cumprir os trâmites do contrato que celebraram, os dois rapazes, acolitados por Despina, põem em causa essa fidelidade. E é disso que a obra trata: os temas da infidelidade, questionando a instituição do amor romântico que alimentava a sociedade bem-pensante da época, o que fez com que só tardiamente esta ópera fosse reconhecida como a obra prima que efetivamente é. Os níveis de conhecimento e consciência da mentira que está a ser jogada (hoje talvez lhe chamássemos fake news) têm diferentes níveis e expõem de forma crudelíssima o universo feminino, queira isso dizer o que quer que seja. No fim, cumpridas as 24 horas nesta pista de velocidade que é esta estranha pista de circo, tudo se recompõe e o universo alinha-se como se nada tivesse acontecido. Mas o que foi afinal que aconteceu?” The Coordinator and Artistic Director of ESMAE Opera Studio and ESMAE Artistic Coordinator of O.O.O.2 Professor Coordinator |
As part of the Opera Out of Opera 2 project, ‘Da Ponte by Mozart’ brings opera back to ESMAE. The production ‘Da Ponte by Mozart’ is the collaborative and co-created work of several institutions that are part of an international consortium - O.O.O.2 (Opera Out of Opera 2) - which includes Higher Education Institutions of Music and Dramatic Art, such as: Conservatorio Santa Cecilia, Rome; Mozarteum, University of Salzburg, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, P.PORTO, KHIO Oslo, Wallmuse, France and Nova Opera, Ukraine. The ‘Da Ponte by Mozart’ project is intended to be a testimony to the lasting relevance of Mozart‘s and Da Ponte’s artistic and political legacy in terms of addressing significant themes such as gender and social class relations, which, when emphasised in this co-creation process, resulted in the unification of three works by Da Ponte and Mozart through a meta-story called: The Life of a Seducer. This concept was devised on the basis of Lorenzo Da Ponte's interviews, documents and memories of his final days in New York, and the collective reflection that resulted provided a unique perspective on the collaborations between Mozart and Da Ponte by exploring and deepening the creative process they developed and the lasting appeal resulting from these works. In essence, the ‘Da Ponte by Mozart’ project aims to emphasise the most flagrant aspects of the feudal system through the narrative of a man who exercises his power in order to subjugate others. During the co-creation process, this theme was explored through three key excerpts from Mozart's operas and Da Ponte, each of which highlights various dimensions of the seducer's social and personal misbehaviour. Through the innovative use of digital technologies and a focus on interactive engagement with the audience, this project not only honours the artistic legacy of Da Ponte and Mozart, but also makes the opera more alive and meaningful for contemporary audiences, reflecting on current political issues and universal conflicts. By exploring themes of power, privilege and gender, it offers a powerful reflection on human behaviour and the social flaws that underlie it, making it a compelling and thought-provoking undertaking. Life of a Seducer’ is divided into three parts: PART I - Don Giovanni or The abuse of power; PART II - Le Nozze di Figaro or The midlife crisis; and PART III, Così fan tutte or Blame the women. Così fan tutte - Blamethe Women, which will be presented at 19h00 on 26th October at the Helena Sá e Costa Theatre - ESMAE P. PORTO, explores love deception and highlights issues related to infidelity and expectations of the role of women in society. In the words of the director, António Durães: "In love and convinced of the reciprocity of that passion, the young soldiers Guglielmo and Ferrando love the sisters Fiordiligi and Dorabella, young girls in their 15s. One night, fuelled by the ethyl charge of an evening that is a launch pad for twenty-four dizzying hours, they bet with a philosopher called Don Alfonso on the strength of this fidelity. For 24 hours, under Don Alfonso's guidance and in order to fulfil their contract, the two boys, with Despina's help, question this fidelity. And that's what the work is about: the themes of infidelity, questioning the institution of romantic love that nourished the well-thinking society of the time, which meant that it was only later that this opera was recognised as the masterpiece that it truly is. The levels of knowledge and awareness of the lie being played (today we might call it fake news) vary and expose the female universe in a very crude way, whatever that means. In the end, after 24 hours on the speedway that is this strange circus track, everything is put back together and the universe aligns itself as if nothing had happened. But what did happen?" The Coordinator and Artistic Director of ESMAE Opera Studio and ESMAE Artistic Coordinator of O.O.O.2 Professor Coordinator |
---|
Equipa Criativa e Artística / Creative and Artistic Team
Música/Music
W. A. Mozart (1756-1791)
Libreto/Libretto
Lorenzo da Ponte
Coordenação Geral OOO2 / General Coordination of OOO2
Bruno Pereira
Marco Conceição
Direção Artística/Artistic Direction
António Salgado
Direção Musical/Musical Direction
Michelangelo Galeati
Assistência Musical/Musical Assistance
Jan Wierzba
Encenação/Staging
António Durães
Movimento/Movement
Cláudia Marisa
Direção Vocal/Vocal Direction
António Salgado
Rui Taveira
Cenografia/Scenography
Carlos Neves
Figurinos/Costumes
Raquel Ribeiro
Desenho de Luz/Light Design
Bernardo Correia
Gravação Áudio e Vídeo/Audio and Video Recording
Marco Conceição
Carlos Filipe
Elisabete Moreira
Renata Lima
Design Gráfico e comunicação /Graphic Design and communication
Joana Gonçalves
Direção de Cena/Scene Direction
Sónia Barbosa
Produção Executiva/Executive Production
António Salgado
Regina Castro
Lara Soares
Fiordiligi (soprano)
Julia Heiler
Dorabella (mezzo)
Dominika Markova
Don Alfonso (barítono/baritone)
Ulrik Stensrod
Despina (soprano)
Ana Rosa
Ferrando (tenor)
Iván Sanchez Aguila
Guglielmo (baixo/bass)
Mattis Holthe
Coro/Chorus
Estudantes da Classe de Canto (ESMAE Opera Studio)
Sopranos
Barbara Quintais, Beatriz Patrocínio, Rita Cruz, Rita Gama, Marta Silva, Ana Luíza Costa, Maria João Gomes
Meso-sopranos
Maria Duarte, Isabel Gundana, Susana Costa, Maria Lira, Cristiana Costa
Tenores/Tenors
João Pereira, Nuno Oliveira
Baixos/Basses
Pedro Santos, Gustavo Godinho, Miguel Marinho
Orquestra/Orchestra
Sinfonieta da ESMAE (Licenciatura + MIA)
Violinos I / Violins I
Pedro Rebelo
Tiago Sousa
Leonor Santos
Daniela Alves
Leonor Brunner
Mariana Mendes
Violinos II / Violins II
Inês Correia
Mafalda Vales
Pilar Martins
Bárbara Paradela
Violas/Guitars
Alice Peixinho
Diana Moreira
Manuel Monteiro
José Almeida
Violoncelos/Cellos
Catarina Alves
Rita Dias
Maria Lope
Contrabaixos/Contrabasses
Marco Carneiro
Francisco Mata
Flautas/Flutes
Catarina Alves
Wiktoria Sobolewska
Oboés/Oboes
Ana Martins
Joana Palmas
Clarinetes/Clarinets
Maria André
Rita Matos
Fagotes/Basson
Luciana Araújo
Afonso Paiva
Trompas/Horns
Manuel Araújo
Pedro Guimarães
Trompetes/Trumpets
Pedro Marques
Gonçalo Costa
Tímpanos/Eardrum
Maria-Isabel Petean-Pavel
Cravo/Harpsichord
Luís Duarte
Correpetidores
David Ferreira
Luís Duarte
Circo/Circus
Alunos do INAC sob a supervisão de Juliana Moura
Produção Orquestra/Orchestra Production
Carlos Azevedo
Nísia Araújo
Jorge Alves
ESMAE Produção/ESMAE Production
ESMAE
Ópera Estúdio da ESMAE
Produção/Production
Opera out of Opera 2