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Publicado em: 13 Junho 2024

Coros e Ensemble de Sopros da ESMAE - Missa Anton Bruckner

14 de junho, às 21h30, na Igreja da Lapa, Porto e 16 de junho, às 18h00 na Igreja de Ribeirão, Famalicão

Os Coros e Ensemble de Sopros da ESMAE, sob direção da 𝗕𝗮𝗿𝗯𝗮𝗿𝗮 𝗙𝗿𝗮𝗻𝗰𝗸𝗲 dão dois concertos, dedicados à obra do compositor austríaco Anton Bruckner.

Datas e Locais:

Sexta-feira, dia 14 de junho, na Igreja da Lapa, Porto, às 21h30.
Domingo, dia 16 de junho, na Igreja Ribeirão, Famalicão, às 18h00.

Notas de programa:

Comemoram-se em 2024 os 200 anos desde o nascimento de Anton Bruckner. Acima de tudo, foi a sua obra coral que lhe deu um lugar privilegiado no coração de tantos ouvintes e cantores. É curioso verificar como, ainda na actualidade, muitos compositores, quando escrevem música vocal de conjunto, usam, com ou sem consciência, recursos que, no seu tempo, cunhou Anton Bruckner.

A personalidade deste compositor austríaco em muito difere do que normalmente associamos a um típico criador musical romântico ou pós-romântico. Bruckner revelou tarde o seu talento e, de todo, o seu modo de vida não correspondeu ao ideal de compositor-filósofo-génio que se criou e alimentou a partir de Beethoven. Há inúmeras anedotas a respeito da sua incapacidade de falar de outra forma que não a típica da sua região de origem, que, para ouvidos preconceituosos, soava como alemão de um bebé. Consta até que Richard Wagner divertia os seus amigos ao convidar Bruckner para jantar, devido aos seus péssimos

modos à mesa e à sua total inocência, à qual faltava qualquer tipo de sofisticação, sem sequer se dar conta
de que estava a ser ridicularizado.

E no entanto a música de Bruckner é grandiosa e iluminada, tendo como ponto de partida e destino maior a vivência da sua inabalável fé católica, bússula de toda a sua vida. De tempos em tempos Bruckner voltava ao mosteiro/internato de Sankt Florian, em que fora menino cantor, para passar aí períodos de intenso recolhimento místico. A religiosidade foi, sem dúvida, o mais constante pilar da sua personalidade, raíz da sua maneira de compreender a criação artística.

A Missa em Mi menor foi concebida em 1864 mas sofreu uma profunda revisão em 1882. É esta última versão a que ouvimos hoje. Traz-nos uma mistura de estilos interessantíssima pois, por um lado, através do acompanhamento instrumental levado a cabo unicamente por instrumentos de sopro, denota uma clara relação com a tradicional Harmoniemusik austríaca, que se caracterizava por gestos musicais directos e ligeiros, destinada a ser tocada em ocasiões festivas, ao ar livre; por outro lado, recorre em longos trechos à seriedade e sobriedade do coro a cappella, ou seja, sem acompanhamento nem solistas, aproximando-se assim da Reforma Cecilianista (que visava o retorno da música sacra aos princípios que a regiam no século XVI), em grande voga na altura, com impressionante complexidade no que toca ao Contraponto, a grande paixão deste compositor, que gostava de se apresentar orgulhosamente como ‘Anton Bruckner, Professor de Contraponto’.

Texto de Vasco Negreiros

Programa

Vaughan Williams (1872 - 1958)
Shakespeare Songs

The Cloud-Capp’d Towers ( The Tempest )
Over hill, over dale (A midsummer Night’s Dream)

Jaako Mäntyjärvi (*1963)
Shakespeare Songs

Come away death
Lullaby

Anton Bruckner (1824 – 1896)
Missa em Mi – menor

Kyrie
Gloria
Credo
Sanktus

Francisco Manuel Barbosa Ribeiro (*2001)
Homenagem a Bruckner II

Bendiktus
Agnus dei

Direção: Barbara Francke

Coro de Câmara

• Afonso Nogueira • Ana Rita Cruz • António Cardoso • Beatriz Amaral • Beatriz Oliveira • Francisco Fernandes • Gustavo Godinho • Henrique Lencastre • Hugo Moreira • Isabel Gundana • João Pedro Pereira • Jule Klessing • Maria Ana Duarte • Maria Inês Cunha • Luis Ventura • Lorenzo del Conte • Lucia Vicente • Maria João Gomes• Miguel Soares • Miguel Marinho • Patrícia Pescadinha • Paulo Ventura • Pedro Santos • Regina Duarte • Rita Martins • Sofia Gomes • Susana Costa • Theodore Mezei •

Coro Geral

• Alexandre Roque • Ana João Andrade • André Martins • Eli Almeida • Gabriel Francisco • Joana Cordeiro • Joana Santos • João Verissimo • José Miguel Freitas • lara Silva • Leonor João • Madalena Coias • Mafalda Vales • Maria Leonor Sá • Matilde Santos • Maxene Mouries • Miguel Santos • Paulo Amaral • Paulo Ferreira • Rafaela Oliveira • Ricardo Burmester • Rita Roselho • Roberto Rosca • Teresa Silveira •

Ensemble de Sopros

Oboé: Beatriz Barros; Carolina Dutra;
Clarinete: Eduardo Seabra; João Pedro Valinho;
Fagote: Beatriz Fernandes; Sara Silva;
Trombone: Pedro Santos; Tiago da Luz; Tiago Noites;
Trompa: Diogo Pinto; Vasco Pinheiro; Luísa Magalhaes; Bruno Rocha;
Trompete: Pedro Costa; Elisabete Gorrão.

Combined Shape

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