Entrada > Notícias > Alunos da ESMAE vencem Concurso Internacional de Jazz UA
Publicado em: 11 Junho 2024

Alunos da ESMAE vencem Concurso Internacional de Jazz UA

O grupo João Rocha Quartet conquistou o prémio de melhor ensemble e de melhor arranjo original, no concurso Internacional de Jazz UA.

O Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA), que integra o Campus Jazz da Universidade de Aveiro (UA), tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países. Neste concurso são atribuídos prémios ao melhor ensemble, melhor composição original e melhor arranjo original. O júri do concurso deste ano foi constituído por Jorge Castro Ribeiro (presidente), Eduardo Lopes, Massimo Cavalli, Óscar Graça e Paulo.

Este ano as apresentações tiveram lugar nos dias 5 e 6 junho, no Cine-Teatro de Estarreja. Os 11 finalistas selecionados apresentaram em palco composições originais e arranjos da sua autoria. Por indicação do júri, o grupo João Rocha Quartet acabou distinguido com o prémio de melhor ensemble e também de melhor arranjo original.

João Rocha Quartet é um grupo de jazz com influências como, Pat Metheny, Lyle Mays, Immanuel Wilkins, Mark Turner e Mark Guiliana, que tem como bases a tradição do jazz mas pretende desenvolver algo mais pessoal e moderno com espaço para expressão individual sem nunca perder um som de grupo.

O grupo é composto por: Lucas Oliveira (Saxofone), João Ferreira (Piano), Francisco Azevedo (Contrabaixo) e João Rocha (Bateria).

Resultados:

Melhor ensemble: João Rocha Quartet
Melhor composição original: Restlessness - Hugo Caldeira Quintet
Melhor Arranjo Original: Nardis - João Rocha Quartet

Nesta edição 2024 participaram os seguintes grupos: João Rocha Quartet, Hugo Caldeira Quinteto, Aspire, Vasco Machado Group, Rodrigo Santos Trio, João Barreto Trio, Xonanga, Marwan, Ricardo Rosas Quinteto, Strepho Polaris e ILDA.

A 4ª edição do Campus Jazz da UA teve, como já nos habituou, vários momentos dedicados ao jazz. Para além das diversas atividades como oficinais, conversas, masterclasses, entre outros, o jazz foi comemorado também com outros espetáculos com os concertos da Orquestra de Jazz da Universidade de Aveiro, com Mark Guiliana, o concerto do trio Arbenz / Mehari x Veras e do concerto de Aaron Parks Trio.