Entrada > Notícias > Alunos de Teatro apresentam 'Ifigénia', no Teatro Carlos Alberto
Publicado em: 04 Julho 2024

Alunos de Teatro apresentam 'Ifigénia', no Teatro Carlos Alberto

Alunos do 3º ano da Licenciatura em Teatro, apresentam o espetáculo 'Ifigénia', no Teatro Carlos Alberto, de 5 a 7 de julho

Ifigénia

de Tiago Rodrigues Encenação de Lígia Roque
Produção Final do 3º ano do Curso de Teatro da ESMAE

Os alunos do 3º ano da Licenciatura em Teatro, apresentam 'Ifigénia', um espetáculo que terá estreia no Teatro Carlos Alberto, no dia 5 de julho e ficará em cena até dia 7 de julho. Este espetáculo é realizado em colaboração com o Teatro Nacional São João, no âmbito do programa 'As Escolas Artísticas no TNSJ e TMP', que tem como objetivo reforçar as pontes entre a formação académica e a projeção de um futuro profissional. Os espetáculos levantados pelos alunos finalistas dos cursos de Teatro da ESMAE envolvem todas as valências teatrais - interpretação, cenografia, figurinos, luz, som, direção de cena e produção - num exercício de experimentação que decanta um trajeto em prática.

A história do sacrifício de Ifigénia por Agamémnon para cumprir um desígnio de guerra ditado pelos deuses assombra o teatro ocidental desde a Antiguidade. Ao propor uma reescrita do destino de Ifigénia, que para si reivindica a própria morte, Tiago Rodrigues introduz a possibilidade do livre-arbítrio e faz vacilar os alicerces da tragédia. Em cena, um coro de mulheres zangadas dá eco a essa vacilação. Insurgindo-se contra a inevitabilidade de tantas histórias trágicas, elas contam-nos como tudo ainda pode realmente acontecer.

A peça estreia no Teatro Carlos Alberto na sexta-feira (5 de julho), às 21h00 e prolonga-se no fim de semana, com sessões às 19h00 no sábado e às 16h00 no domingo.

Breve introdução:

"Um teatro de lembrança zangada

Sete mulheres aproveitam a madrugada para irem tomar banho de mar sob a luz das Plêiades, como de costume. Mas desta vez a baia de Aulis está transfigurada por uma multidão de navios de guerra e milhares de homens dispostos a matar. Uma vida de paz e prazer transformada num instante, num quotidiano de guerra.

Quantas vezes é que já vimos isto?

Aqui, neste palco, elas transformam-se num coro zangado de mulheres-atrizes que se lembram, como se fosse aqui e agora.

Tudo começou com o rapto de Helena, uma mulher que talvez tenha querido fugir. Menelau, o marido, obriga todos os gregos, presos por uma promessa antiga, a irem resgatá-la.  Mas os barcos estão parados porque não há vento. A solução é sacrificar Ifigénia, a primogénita do rei. Só assim haverá vento, dizem. Clitemnestra, a mãe, usa de todos os argumentos para a salvar, mas não consegue fazer-se ouvir. Agamémnon, o pai, vacila, mas acaba por aceitar o inevitável. Aquiles luta pela vida da sua prometida, mas nada pode contra Ulisses e todos os soldados que vêm reclamar a morte de Ifigénia. Ela aceita ser sacrificada, mas exige que a sua morte seja só dela e que ninguém a lembre ou a toque.  Um mensageiro irá contar que afinal ela se salvou, mas todos sabem que não é verdade. Mais tarde, o vento vai acabar por se levantar, a carnificina da guerra vai acontecer, e todas as mulheres troianas serão escravizadas e distribuídas pelos vencedores. Quantas vezes é que já ouvimos estas histórias? Histórias trágicas que acabam sempre mal, perpetuadas pelo Exército do Inevitável e pelas Promessas Antigas. Resta-nos o nosso coro de mulheres zangadas para nos contarem realmente como tudo ainda pode acontecer."

Lígia Roque, Junho 2024

Os bilhetes para o espetáculo no Teatro Carlos Alberto podem ser adquiridos: TNSJ.PT ou em tnsj.bol

Fotografia de Carlos Filipe.

Ficha Artística

Tiago Costa

John Havelda

Professores Orientadores