Depois de Bruno Costa e João Dias (ex-alunos de Percussão da ESMAE) é a vez da Sofia Costa atualmente inscrita no Mestrado em Interpretação Artística (MIA), na Classe de Percussão dos professores Manuel Campos e Miquel Bernat, ser selecionada para integrar o naipe de percussão da Orquestra de Jovens da União Europeia [European Union Youth Orchestra] (EUYO), como membro efetivo.
Sob a direção de renomados maestros como Peter Stark, Norbert Twórczyński, Vasily Petrenko, Iván Fischer e Susanna Mälkki, Sofia Costa terá a oportunidade de enriquecer sua trajetória artística em um dos mais importantes projetos musicais europeus para jovens talentos.
A seleção para a EUYO é um marco significativo na trajetória artística de qualquer jovem músico, representando não só um reconhecimento do talento individual, mas também uma oportunidade única para trabalhar com alguns dos melhores músicos e maestros da Europa. .
A Sofia Costa junta-se, assim, a uma comunidade de jovens artistas de excelência. A ESMAE deseja o maior sucesso nesta nova etapa.