O músico e compositor Eduardo Cardinho, antigo estudante da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), foi distinguido com o Prémio Play – Melhor Álbum Jazz, com o disco Not Far from Paradise.
A cerimónia dos Play – Prémios da Música Portuguesa decorreu no dia 3 de abril, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, com transmissão em direto na RTP. Este prémio representa um reconhecimento de excelência para um músico que iniciou o seu percurso académico na ESMAE, onde concluiu a Licenciatura em Jazz (Vibrafone), tendo estudado com Jeffery Davis, Abe Rábade, Nuno Ferreira e Carlos Azevedo.
Editado pela Fresh Sound New Talent, Not Far from Paradise é composto por oito temas originais e revela a maturidade artística de Eduardo Cardinho como compositor e líder de um septeto de músicos de referência:
Eduardo Cardinho (vibrafone e sintetizador)
João Mortágua (saxofone alto)
José Diogo Martins (piano Fender Rhodes e sintetizadores)
Frederico Heliodoro (baixo e guitarra)
Diogo Alexandre (bateria)
Iuri Oliveira (percussão)
João Barradas (acordeão e sintetizador)
Na mesma categoria, estava também nomeado Carlos Azevedo, docente da ESMAE, com o álbum Farol – Música de Carlos Azevedo, interpretado pela Orquestra Jazz de Matosinhos com Chris Cheek (CARA). Foram também nomeados os álbuns 11:11, de Carlos Bica (Clean Feed), e Algodão, de Maria João & André Mehmari (Galileo).
A ESMAE felicita Eduardo Cardinho por esta importante conquista e celebra o percurso de excelência de um dos seus antigos estudantes, cuja criatividade e talento continuam a afirmar-se no panorama musical nacional e internacional.