Entrada > Notícias > Alumnis distinguidos com Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II
Publicado em: 16 Maio 2024

Alumnis distinguidos com Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II

Cárin Geada e Pedro Azevedo, alumnis da ESMAE, foram distinguidos com o prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II.

Os talentos emergentes do mundo teatral português foram reconhecidos mais uma vez através do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II. Na mais recente edição deste prestigiado prémio, os laureados incluíram dois alumnis da ESMAE: Cárin Geada, vencedora da 3ª. edição, e Pedro Azevedo, vencedor da 4ª. edição, dois jovens artistas cujo trabalho tem vindo a destacar-se no panorama cultural nacional.

Cárin Geada, natural de Lamego estudou Luz e Som na Academia Contemporânea do Espetáculo, e licenciou-se em Produção e Design de Cenografia na ESMAE. O seu percurso profissional tem sido marcado por colaborações em diversas instituições de renome, tais como a Casa da Música, o Teatro Nacional São João, o Teatro Municipal do Porto e, claro, o próprio Teatro Nacional D. Maria II. Para além do seu envolvimento em vários espetáculos, Cárin Geada tem também deixado a sua marca na direção técnica de festivais em Portugal, contribuindo assim para a vitalidade do cenário cultural do país.

Por sua vez, Pedro Azevedo, cenógrafo e figurinista, tem vindo a desenvolver um trabalho igualmente notável no campo das artes performativas. Em 2017, terminou a licenciatura em Teatro, na variante de Cenografia, na ESMAE. Desde 2016 que desenvolve projetos de cocriação com Guilherme de Sousa, com quem, em 2019, fundou a estrutura artística BLUFF. O seu currículo inclui também colaborações com diversos artistas e companhias, como Ana Isabel Castro, Alfredo Martins, Rodrigo Leão, Bárbara Tinoco, e muitos outros. Destaca-se ainda o seu trabalho na criação visual do espetáculo "Cadernos de.", uma produção de Raquel S. que estreou no Teatro Nacional D. Maria II em 2022, onde Pedro Azevedo deixou a sua marca distintiva, concebendo um universo visual único que enriqueceu a experiência teatral dos espetadores.

A ESMAE felicita os seus alumnis pelos prémios obtidos e pelos sucessos dos seus percursos profissionais.

Carin Geada - Fotografia: Grupo AGEAS

Pedro Azevedo - Fotografia: Grupo AGEAS

O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, uma colaboração entre o Teatro Nacional D. Maria II e o Grupo Ageas Portugal, visa incentivar o desenvolvimento do talento emergente no campo teatral em Portugal. Ao longo de quatro edições, tem cumprido o seu propósito de promover a acessibilidade e a democratização cultural, colocando os jovens artistas no centro do debate e dando-lhes visibilidade no panorama artístico nacional.