O compositor Marco Lopes Pereira, alumnus do Mestrado em Composição e da Licenciatura em Música - Variante Composição, na ESMAE, conquistou o primeiro prémio na categoria de Música Erudita do Concurso Internacional de Composição de Leiria, com a obra “Continnum landscape”. O anúncio foi feito durante o 3.º Festival Leiria Cidade Criativa da Música, que teve lugar entre os dias 21 e 23 de fevereiro, sob o tema “Liberdade(s)”. A decisão foi tomada por unanimidade pelo júri, que considerou a composição como a mais sólida entre as apresentadas.
Carlos Freitas Cruz, presidente do júri e também compositor, pianista e docente, justificou a escolha do vencedor pela maturidade técnica e a excelência na instrumentação da obra. O segundo prémio foi atribuído a Jeovan Barbosa Júnior, com 'Linha d'água'. “As duas obras estavam muito claras e tecnicamente bem definidas, mas Continnum landscape sobressaiu pela maturidade a nível técnico e pela forma como a instrumentação foi trabalhada. Estava mais madura e mais robusta”, afirmou Carlos Freitas Cruz, destacando a força e a presença da obra. "Ficámos muito surpreendidos como soaram as obras em tempo real, pela presença, pela força e energia positiva das duas obras", acrescentou o também compositor, pianista e docente de música, a propósito da interpretação do Ensemble de Sopros da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria, que interpretou os temas a concurso em estreia.
Esta edição do Concurso Internacional de Composição de Leiria registou um número recorde de participantes, com doze obras originais a candidatarem-se ao prémio. O concurso é promovido pelo município de Leiria, através da Leiria Cidade Criativa da Música da UNESCO, e tem como principal objetivo incentivar e divulgar a criação musical contemporânea, além de fomentar o diálogo entre músicos locais e compositores emergentes.
Ao longo dos três dias, Inês Condeço com a Camerata de Cordas de Leiria, Orquestra Jazz de Leiria e Ensemble de Sopros da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria interpretaram, em estreia, 17 obras originais, entre encomendas e composições a concurso.