Nuno Cernadas, almuni da ESMAE, lançou recentemente um CD com a integral das Sonatas para piano de Scriabin (intitulado de Scriabin: the Complete Piano Sonatas), pela prestigiada editora Etcetera Records. Este trabalho tem sido amplamente aclamado no panorama musical internacional, com críticas de excelência a destacar a interpretação de Nuno Cernadas como uma referência. A reconhecida revista Pizzicato atribuiu-lhe altos elogios, descrevendo-o como um “Scriabin notável” (ver crítica completa aqui).
Além disso, a interpretação de Cernadas foi destacada na programação da BBC Radio 3, numa análise ao álbum que começa ao minuto 20:12 (ouvir aqui).
O jornal Público/Ípsilon também escreve uma crítica, caracterizando o álbum como "um universo de simbolismo e sensualidade, entre a luz e a escuridão" (artigo completo aqui).
Parabenizamos o Nuno Cernadas por este feito notável, que leva o talento formado na ESMAE a palcos e ouvintes de todo o mundo.
Biografia
Nuno Cernadas nasceu no Porto em 1988. Estudou no Conservatório de Música do Porto, com Fátima Travanca, e com Constantin Sandu na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, onde concluiu a Licenciatura com a classificação de 20 valores, tendo sido até à data apenas um dos três alunos na história da instituição a terminar o curso com a classificação máxima. Estudou também na Liszt Academy of Music de Budapeste (Hungria), na classe de István Gulyás, ao abrigo do programa Erasmus.
Seguiram-se períodos de estudo na Hochschule für Musik Freiburg im Breisgau (Alemanha), com Gilead Mishory, professor com quem concluiu o Mestrado em Performance, e na Hochschule für Musik Karlsruhe, com Michael Uhde, tendo concluiu o diploma do Solistenexamen com distinção.
Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento pianístico, tendo trabalhado com pianistas de reconhecido prestígio como Sequeira Costa, Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Vitaly Margulis, Solomon Mikowsky, Eduardo Hubert, Ricardo Castro, Maria Lettberg, Homero Francesch e Dina Yoffe.
Tocou como solista com a Orquestra do Harmos Festival, a Orquestra do Norte, a Orquestra da Academia de Verão do Remix Ensemble e a Orquestra Filarmónica de Baden-Baden, sob a direção dos maestros Dirk Vermeulen, José Ferreira Lobo, Armando Merino e Tobias Drewelius.
Foi premiado em diversos concursos nacionais de piano, entre os quais o 1.º Prémio no Concurso Marília Rocha, e o 2.º Prémio ex-aequo (a par do clarinetista Horácio Ferreira) e o Prémio do Público no 16.º Concurso de Interpretação do Estoril | Prémio El Corte Inglés, 2014. Foi galardoado ainda com o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Piano “Pro-Piano”, em Bucareste (Roménia).
Nuno Cernadas é doutorando do Koninklijk Conservatorium Brussel / Vrije Universiteit Brussel, onde desenvolve um projeto de pesquisa e interpretação focado nas sonatas para piano de Alexander Scriabin. Tem a honra de contar com a supervisão do eminente pianista belga Jan Michiels e de Håkon Austbø, especialista na obra do compositor russo. É investigador da Erasmushogeschool Brussel e Professor Assistente de Piano no Koninklijk Conservatorium Brussel.
Fonte: gulbenkian.pt