O performer, videasta e investigador Daniel Pinheiro partiu este fim de semana de forma súbita e prematura. O Daniel contribuiu inequivocamente para a afirmação da Performance como linguagem artística em Portugal, sendo um artista que abarcava empaticamente o Mundo e a Humanidade nas suas obras. A sua área de abrangência é vasta, passando pela videoarte, pela performance e pela programação com particular destaque o trabalho que desenvolveu no âmbito de Festivais Internacionais de Cinema Queer. Artisticamente desenvolveu importantes projetos transdisciplinares que conciliavam as potencialidades tecnológicas, não só como linguagem artística, mas, igualmente, como uma metodologia para reunir pessoas num encontro significativo. Mediated Reflexions é uma das obras (entre muitas) que explana a pesquisa que o Daniel Pinheiro desenvolveu com reconhecimento nacional e internacional na Arte Telemática.
A ESMAE teve o enorme privilégio de ter o Daniel Pinheiro como estudante, sendo Licenciado em Teatro pela ESMAE e, posteriormente, como Docente.
Para quem privou com o Daniel será lembrada eternamente a sua delicadeza, a sua generosidade e a sua humildade. Saibamos nós continuar a sua pesquisa individual que tinha como propósito essencial a Arte de Existir.