A fundação desta Pós-Gradução veio preencher uma lacuna há muito tempo existente no panorama nacional na área da formação especializada em ópera nas suas diversas vertentes, e na sua relação intrínseca com o processo de concepção, produção, realização e apresentação do espetáculo ÓPERA. O Estúdio de Ópera encontrou na ESMAE, e na transversalidade do conjunto dos departamentos existentes de Música e Teatro, um lugar privilegiado para a produção de ópera, onde inaugurou em 2012 com a Mahagonny Songsspiel e Os Sete Pecados Mortais de Kurt Weill/Brecht, a temporada de ópera da ESMAE. Em Março 2013, L¿Enfant et les Sortilèges de Maurice Ravel; Maio de 2013, The Fairy Queen, de Henry Purcell; Junho de 2013, Dialogues des Carmelites de Francis Poulenc; Julho de 2013, A Flauta Mágica de W. A. Mozart/Konwitschny; Dezembro de 2013, Dolorosa Speciosa de Vivaldi/Bach; Março de 2014, A Hora Espanhola de Ravel; Junho de 2014, O Auto da Índia de Gil Vicente. Seguem-se: Abril de 2015, Spekularis de Marcos Barbosa; Maio de 2015, Opera dos Três Vinténs de Kurt Weill/Brecht; em Junho de 2015, o Projecto Ulisses (inserido no projecto europeu de Opera and Landscape) e em Julho de 2015, Ordo Virtutum, de Hildegard von Bingen. Em Março de 2016 apresentou o espetáculo, criação coletiva, a Audição, no Teatro vilarinha e que repetirá em Março de 2017. Em Maio, de 2017, será apresentada em itinerância, a ópera Cosi fan tutu de Mozart, em Portimão, Castelo Branco, Famalicão e Porto, e em Julho a Cantata Cénica de Isabel da Rocha, e em Setembro a estreia moderna da ópera de Marcos Portugal, La Donna di Genio Volubile. O Estúdio de Ópera da ESMAE conta com a colaboração da Pós-Graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais da ESMAE que é desde 26 de Maio de 2013, Associated Partner do ENOA European Network of Opera Academies. Desde 2016, com a entrada da Pós-graduação em Ópera da Esmae como partner para a rede alargada da European Opera Academies (EOA), o Ópera Estúdio da ESMAE poderá a partir do ano letivo 2016/17 concretizar o objectivo de internacionalizar as suas produções. - Veja mais em: https://www.esmae.ipp.pt/departamentos/musica/agrupamentos/opera-estudio-da-esmae#sthash.JUgC3Tf2.dpuf
No final dos estudos os alunos recebem um diploma de Pós Graduação em ópera e Estudos Músico-teatrais. Este diploma possibilita a continuação de estudos para a obtenção do grau de Mestrado.
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Temas de Análise Músico-dramartúg.,teoria e Psicologia da Performance | 1º Semestre | 6.0 |
Especialização I - Multimédia | 1º Semestre | 11.0 |
Especialização I - Teoria e Reportório | 1º Semestre | 9.0 |
Especialização I - Cenografia | 1º Semestre | 9.0 |
Especialização I - Direção de Cena | 1º Semestre | 9.0 |
Especialização I - Figurinos | 1º Semestre | 9.0 |
Especialização I - Design Som | 1º Semestre | 11.0 |
Especialização I - Direção Musical | 1º Semestre | 11.0 |
Especialização I - Design Luz | 1º Semestre | 11.0 |
Especialização I - Performance Canto | 1º Semestre | 11.0 |
Especialização I - Dramaturgia e Encenação | 1º Semestre | 11.0 |
Especialização I - Análise Musical e Composição | 1º Semestre | 11.0 |
Especialização I - Produção e Gestão | 1º Semestre | 11.0 |
Temas de Invest.em História,estética e Sociologia da Ópera e do Teatro | 1º Semestre | 6.0 |
Especialização II - Multimédia | 2º Semestre | 11.0 |
Especialização II - Teoria e Reportório | 2º Semestre | 9.0 |
Especialização II - Cenografia | 2º Semestre | 9.0 |
Especialização II - Direção de Cena | 2º Semestre | 9.0 |
Especialização II - Figurinos | 2º Semestre | 9.0 |
Especialização II - Design Som | 2º Semestre | 11.0 |
Especialização II - Direção Musical | 2º Semestre | 11.0 |
Especialização II - Design Luz | 2º Semestre | 11.0 |
Especialização II - Performance Canto | 2º Semestre | 11.0 |
Especialização II - Dramaturgia e Encenação | 2º Semestre | 11.0 |
Especialização II - Análise Musical e Composição | 2º Semestre | 11.0 |
Especialização II - Produção e Gestão | 2º Semestre | 11.0 |
Opcionais | 2º Semestre | 3.0 |
Metodologias de Investigação Científica e de Pesquisa Artística | 2º Semestre | 5.0 |
Projeto:teatro-musical - Ópera | Anual | 20.0 |
- Profissionais no domínio da Ópera e dos Estudos Músico-Teatrais
- cantores, instrumentistas, cenógrafos, figurinistas, produtores, diretores de cena, compositores, correpetidores e teóricos em estudos em ópera e músico-teatrais.
- Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata;
- Carta de motivação para a frequência do curso;
- Prova de Aptidão - Interpretação de uma obra orquestral imposta;
- Entrevista;
- Currículo Académico;
- Currículo Artístico;
- Currículo Profissional;