O Mestrado em Artes Cénicas (MAC) contempla as seguintes especializações: Cenografia, Criação Teatral, Direção de Cena e Produção, Dança - Composição Coreográfica, Figurino, Luz, Som e é dirigido a diplomados/as ou profissionais das artes do espetáculo, ou de outras áreas artísticas que demonstrem possuir afinidades com as artes cénicas. É uma formação que tem a duração de dois anos letivos (120 créditos).
O MAC afirma o domínio da especialização artística na salvaguarda de um espaço de liberdade académica e artística patente na construção dos conteúdos, com conhecimentos e competências adaptáveis e transversais em cada especialização.
A matriz de aprendizagem do MAC está ancorada num processo de autonomia artística e investigativa, reforçando a necessária dimensão estética, técnica e tecnológica que implica o domínio e a exploração dos meios e materiais indispensáveis à investigação em contexto artístico.
Nesse sentido, este plano curricular assegura que o/a estudante se centre na sua área vocacional, tendo, nesse âmbito, espaço e acompanhamento para desenvolver competências específicas. Este curso tem como objetivo a defesa do processo de autonomia artística e investigativa dos/as estudantes, correspondendo às boas práticas que caracterizam as formações (1º e 2º ciclos) do Departamento de Teatro da ESMAE, onde se defende o trabalho de criação coletiva, cooperativa e colaborativa em contexto.
Com ênfase na articulação entre a pesquisa e a prática artística, este curso alia uma oferta formativa ampla e diversificada na relação entre a teoria e a prática, colocando no centro da formação a pesquisa individual e a criação cénica que convida intérpretes, criadores e designers a implicarem as suas pesquisas e a serem parte na concretização de um acontecimento cénico/artístico.
A exposição e a apresentação das pesquisas são experimentadas em fóruns de debate com vista ao desenvolvimento do conhecimento nestas áreas e à preparação dos/as estudantes para o Trabalho Final de Mestrado com provas públicas na modalidade de Dissertação, Projeto ou Estágio.
Organização da UC Opcionais (Pesquisa Complementar) ao longo do plano de estudos:
1º Ano Semestral 4 ECTS
TOTAL: 4 ECTS
Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/artes-cenicas-2
1º Ano | ||
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Unidade curricular | Período | ECTS |
CONSTRUIR IDEIAS - PENSAR PROJETOS | 1º Semestre | 4.0 |
ESTÉTICA E TEORIA DA ARTE I | 1º Semestre | 4.0 |
METODOLOGIAS DE PESQUISA EM CONTEXTO ARTÍSTICO | 1º Semestre | 4.0 |
DRAMATURGIA | 2º Semestre | 4.0 |
ESCRITAS DO CORPO | 2º Semestre | 4.0 |
PRODUÇÕES EM CONTEXTO | 2º Semestre | 4.0 |
SEMIÓTICA | 2º Semestre | 4.0 |
CRIAÇÃO CÉNICA | Anual | 16.0 |
FÓRUM DE INVESTIGAÇÃO | Anual | 4.0 |
LABORATÓRIO DE DIREÇÃO DE CENA E PRODUÇÃO | Anual | 8.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
ESTÉTICA E TEORIA DA ARTE II | 1º Semestre | 4.0 |
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO (DIREÇÃO DE CENA E PRODUÇÃO) | 2º Semestre | 4.0 |
DISSERTAÇÃO (opcional) | Anual | 52.0 |
ESTÁGIO (opcional) | Anual | 52.0 |
PROJETO (opcional) | Anual | 52.0 |
- CENOGRAFIA: Esta especialização habilita profissionais atentos e implicados, que exploram a Cenografia como território da contemporaneidade, quer em sala, quer na rua ou na paisagem. Capacita Cenógrafos/as, realizadores/as plásticos/as no espetáculo (Teatro, Cinema, Dança e Ópera) e na performance
- CRIAÇÃO TEATRAL: A especialização em Criação Teatral forma profissionais aptos para desafiarem os limites da criação nos diversos formatos das artes cénicas, voltados para a contemporaneidade. A experiência profissional decorrente encontra eco na Encenação/Direção e Interpretação, em companhias estabelecidas ou no desenvolvimento de projetos artísticos autónomos na educação artística formal e não-formal na consolidação de contratos de trabalho em projetos multidisciplinares e em projetos de investigação
- DANÇA - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA: A especialização em Dança-Composição Coreográfica forma profissionais aptos para desafiarem os limites da criação nos diversos formatos das artes cénicas, voltados para a contemporaneidade. A experiência profissional decorrente encontra eco na Coreografia e Interpretação, em companhias estabelecidas ou no desenvolvimento de projetos artísticos autónomos na educação artística formal e não-formal na consolidação de contratos de trabalho em projetos multidisciplinares e em projetos de investigação
- DIREÇÃO DE CENA E PRODUÇÃO: Na especialização em Direção de Cena e Produção formam-se futuros/as profissionais capazes de integrar diferentes contextos artísticos e culturais. Espera-se destes/as profissionais que consigam pensar e agir em duas perspetivas: trabalhar eficazmente sobre a realidade e suas práticas, ou inovar a partir das práticas existentes, abrindo caminho a novas abordagens e metodologias. Pretende-se que ultrapassem os limites da tradição e explorem propostas criativas em projetos artísticos, performances ao vivo, nas diferentes dimensões das artes cénicas. Os/As graduados/as podem encontrar emprego como produtores, assistentes de produção, programadores, gestores culturais, diretores de cena, em espaços plurais de intervenção artística e cultural como teatros, câmaras municipais, galerias, museus, cinema e música desenvolver projetos autónomos artísticos, relacionados com a produção artística e cultural numa perspetiva mais abrangente de desenvolvimento de políticas culturais integradas: FIGURINO: A especialização em Figurino forma profissionais confiantes e experimentais que ultrapassam os limites da tradição e exploram propostas criativas em objetos artísticos e figurinos para performances ao vivo, nos diversos formatos das artes cénicas. Os/As graduados/as podem encontrar emprego como designers, assistentes e supervisores de figurinos e guarda-roupa no teatro, cinema e música desenvolver projetos autónomos artísticos, relacionados com o têxtil, o vestuário e novas perspetivas da tradição artesanal promover e realizar oficinas para difusão de conhecimentos
- LUZ: O/A formado/a na especialização de Luz ficará munido/a de argumentos teóricos para concretizar com mais confiança o Design de Luz para as diferentes tipologias de artes do espetáculo. Poderá ainda exercer a profissão de assistente de Designer de Luz. As condições de laboratório fornecidas pela ESMAE, assim como a articulação e contacto com diferentes áreas do espetáculo, proporcionará ao/à formado/a sair mais experiente sobre as práticas e processos artísticos
- SOM: Na especialização em Som são formados/as profissionais dotados/as de argumentos teórico-práticos para concretizar com mais confiança o desenho de som para as diferentes tipologias de artes do espetáculo. As condições de laboratório fornecidas pela ESMAE, assim como a articulação e contacto com diferentes áreas do espetáculo, proporcionam ao/à graduado/a mais experiência no que toca às práticas e processos artísticos. Os/As graduados/as podem encontrar emprego como Desenhadores/as de Som e Assistentes de Desenhadores/as de Som, em grupos e companhias de teatro, ópera, música, dança, em estúdios de cinema e televisão, na rádio, em estúdios de gravação, em salas de espetáculos, em centros culturais e noutras estruturas/organizações culturais, em casa desenvolver projetos autónomos artísticos, relacionados com o som promover e realizar oficinas para difusão de conhecimentos.
- Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata;
- Carta de motivação para a frequência do curso;
- Um exemplar do currículo profissional e académico do candidato;
- Comprovativo de não prescrição de inscrição no ensino superior, se aplicável;
- Prova prática e/ou Portfólio;
- Entrevista;
- Currículo Profissional, Académico e Científico;
A especialização em Direção de Cena e Produção assume-se como parte integrante do processo e do projeto artístico nas artes cénicas com afirmações multifacetadas em diferentes contextos de criação e formação artística e de atividade profissional.
Pretende-se que neste 2º ciclo os estudantes sejam capazes de desenvolver uma pesquisa individual que não só consolide conhecimentos artísticos e técnicos, mas que possa sobretudo problematizar e refletir criticamente sobre os processos de produção e criação artística de acordo com uma metodologia de investigação devidamente fundamentada.
Promoveremos espaços de reflexão que integrem questionamentos sobre o papel da Produção e da Direção de Cena na sua relação com as práticas e modelos de organização e gestão artística e cultural nos dias de hoje, mantendo em aberto a questão de base Produção versus Criação.
Coordenador de curso
Pedro Soares
CORPO DOCENTE
Tronco Comum:
Estudos Teatrais
Cláudia Marisa
Samuel Guimarães
Nuno Meireles
Jorge Louraço
Renata Gaspar