Entrada > Cursos > Mestrados > Mestrado em Artes Cénicas - Área de Especialização em Criação Teatral

Mestrado em Artes Cénicas - Área de Especialização em Criação Teatral

O Mestrado em Artes Cénicas (MAC) contempla as seguintes especializações: Cenografia, Criação Teatral, Direção de Cena e Produção, Dança - Composição Coreográfica, Figurino, Luz, Som e é dirigido a ...

O Mestrado em Artes Cénicas (MAC) contempla as seguintes especializações: Cenografia, Criação Teatral, Direção de Cena e Produção, Dança - Composição Coreográfica, Figurino, Luz, Som e é dirigido a diplomados/as ou profissionais das artes do espetáculo, ou de outras áreas artísticas que demonstrem possuir afinidades com as artes cénicas. É uma formação que tem a duração de dois anos letivos (120 créditos). 

O MAC afirma o domínio da especialização artística na salvaguarda de um espaço de liberdade académica e artística patente na construção dos conteúdos, com conhecimentos e competências adaptáveis e transversais em cada especialização. 

A matriz de aprendizagem do MAC está ancorada num processo de autonomia artística e investigativa, reforçando a necessária dimensão estética, técnica e tecnológica que implica o domínio e a exploração dos meios e materiais indispensáveis à investigação em contexto artístico.

Nesse sentido, este plano curricular assegura que o/a estudante se centre na sua área vocacional, tendo, nesse âmbito, espaço e acompanhamento para desenvolver competências específicas. Este curso tem como objetivo a defesa do processo de autonomia artística e investigativa dos/as estudantes, correspondendo às boas práticas que caracterizam as formações (1º e 2º ciclos) do Departamento de Teatro da ESMAE, onde se defende o trabalho de criação coletiva, cooperativa e colaborativa em contexto. 

Com ênfase na articulação entre a pesquisa e a prática artística, este curso alia uma oferta formativa ampla e diversificada na relação entre a teoria e a prática, colocando no centro da formação a pesquisa individual e a criação cénica que convida intérpretes, criadores e designers a implicarem as suas pesquisas e a serem parte na concretização de um acontecimento cénico/artístico.

A exposição e a apresentação das pesquisas são experimentadas em fóruns de debate com vista ao desenvolvimento do conhecimento nestas áreas e à preparação dos/as estudantes para o Trabalho Final de Mestrado com provas públicas na modalidade de Dissertação, Projeto ou Estágio.

Organização da UC Opcionais (Pesquisa Complementar)  ao longo do plano de estudos:

1º Ano Semestral 4 ECTS

TOTAL: 4 ECTS

 

Diurno
Acreditado por: 3 ano(s) em
31/01/2023

Consultar relatórios em https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/artes-cenicas-2

212 Artes do espectáculo
Número: R/A-Ef 800/2011/AL02 de 31-03-2023
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 5583/2023
Data:
15/05/2023
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
DEVISING 1º Semestre 4.0
ESTÉTICA E TEORIA DA ARTE I 1º Semestre 4.0
METODOLOGIAS DE PESQUISA EM CONTEXTO ARTÍSTICO 1º Semestre 4.0
DRAMATURGIA 2º Semestre 4.0
ESCRITAS DO CORPO 2º Semestre 4.0
EXPERIÊNCIAS INCORPORADAS 2º Semestre 4.0
SEMIÓTICA 2º Semestre 4.0
CRIAÇÃO CÉNICA Anual 16.0
FÓRUM DE INVESTIGAÇÃO Anual 4.0
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO TEATRAL Anual 8.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
ESTÉTICA E TEORIA DA ARTE II 1º Semestre 4.0
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO (CRIAÇÃO TEATRAL) 2º Semestre 4.0
DISSERTAÇÃO (opcional) Anual 52.0
ESTÁGIO (opcional) Anual 52.0
PROJETO (opcional) Anual 52.0
  • CENOGRAFIA: Esta especialização habilita profissionais atentos e implicados, que exploram a Cenografia como território da contemporaneidade, quer em sala, quer na rua ou na paisagem. Capacita Cenógrafos/as, realizadores/as plásticos/as no espetáculo (Teatro, Cinema, Dança e Ópera) e na performance
  • CRIAÇÃO TEATRAL: A especialização em Criação Teatral forma profissionais aptos para desafiarem os limites da criação nos diversos formatos das artes cénicas, voltados para a contemporaneidade. A experiência profissional decorrente encontra eco na Encenação/Direção e Interpretação, em companhias estabelecidas ou no desenvolvimento de projetos artísticos autónomos na educação artística formal e não-formal na consolidação de contratos de trabalho em projetos multidisciplinares e em projetos de investigação
  •   DANÇA - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA: A especialização em Dança-Composição Coreográfica forma profissionais aptos para desafiarem os limites da criação nos diversos formatos das artes cénicas, voltados para a contemporaneidade. A experiência profissional decorrente encontra eco na Coreografia e Interpretação, em companhias estabelecidas ou no desenvolvimento de projetos artísticos autónomos na educação artística formal e não-formal na consolidação de contratos de trabalho em projetos multidisciplinares e em projetos de investigação
  • DIREÇÃO DE CENA E PRODUÇÃO: Na especialização em Direção de Cena e Produção formam-se futuros/as profissionais capazes de integrar diferentes contextos artísticos e culturais. Espera-se destes/as profissionais que consigam pensar e agir em duas perspetivas: trabalhar eficazmente sobre a realidade e suas práticas, ou inovar a partir das práticas existentes, abrindo caminho a novas abordagens e metodologias. Pretende-se que ultrapassem os limites da tradição e explorem propostas criativas em projetos artísticos, performances ao vivo, nas diferentes dimensões das artes cénicas. Os/As graduados/as podem encontrar emprego como produtores, assistentes de produção, programadores, gestores culturais, diretores de cena, em espaços plurais de intervenção artística e cultural como teatros, câmaras municipais, galerias, museus, cinema e música desenvolver projetos autónomos artísticos, relacionados com a produção artística e cultural numa perspetiva mais abrangente de desenvolvimento de políticas culturais integradas: FIGURINO: A especialização em Figurino forma profissionais confiantes e experimentais que ultrapassam os limites da tradição e exploram propostas criativas em objetos artísticos e figurinos para performances ao vivo, nos diversos formatos das artes cénicas. Os/As graduados/as podem encontrar emprego como designers, assistentes e supervisores de figurinos e guarda-roupa no teatro, cinema e música desenvolver projetos autónomos artísticos, relacionados com o têxtil, o vestuário e novas perspetivas da tradição artesanal promover e realizar oficinas para difusão de conhecimentos
  • LUZ: O/A formado/a na especialização de Luz ficará munido/a de argumentos teóricos para concretizar com mais confiança o Design de Luz para as diferentes tipologias de artes do espetáculo. Poderá ainda exercer a profissão de assistente de Designer de Luz. As condições de laboratório fornecidas pela ESMAE, assim como a articulação e contacto com diferentes áreas do espetáculo, proporcionará ao/à formado/a sair mais experiente sobre as práticas e processos artísticos
  • SOM: Na especialização em Som são formados/as profissionais dotados/as de argumentos teórico-práticos para concretizar com mais confiança o desenho de som para as diferentes tipologias de artes do espetáculo. As condições de laboratório fornecidas pela ESMAE, assim como a articulação e contacto com diferentes áreas do espetáculo, proporcionam ao/à graduado/a mais experiência no que toca às práticas e processos artísticos. Os/As graduados/as podem encontrar emprego como Desenhadores/as de Som e Assistentes de Desenhadores/as de Som, em grupos e companhias de teatro, ópera, música, dança, em estúdios de cinema e televisão, na rádio, em estúdios de gravação, em salas de espetáculos, em centros culturais e noutras estruturas/organizações culturais, em casa desenvolver projetos autónomos artísticos, relacionados com o som promover e realizar oficinas para difusão de conhecimentos.

- Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que se candidata;

- Carta de motivação para a frequência do curso;

- Um exemplar do currículo profissional e académico do candidato;

- Comprovativo de não prescrição de inscrição no ensino superior, se aplicável;

- Prova prática e/ou Portfólio;

- Entrevista;

- Currículo Profissional, Académico e Científico;

A pesquisa assume-se nas diversas unidades curriculares de especialização como fundamentais para a prática e investigação artística em Criação Teatral. Ambas as unidades se relacionam sequencialmente, articulando conteúdos que pressupõem a evolução e interesses dos/as mestrandos/as.

Esta pesquisa artística baseia-se na prática laboratorial em criação cénica. O trabalho desenvolve-se a partir do estudo de diversas correntes estéticas e práticas teatrais/cénicas e da sua relação com o tópico de pesquisa individual escolhido no âmbito do Mestrado, numa perspetiva contemporânea, articulando a interpretação e direção.

O programa de estudo destas UC visa experimentar e aplicar metodologias para conceber e concretizar apresentações do trabalho de laboratório, individuais e em grupo. Estas criações devem-se à pesquisa referencial e individual, manifestando uma proposta estética, e pretendem, sempre que possível, enformar e informar Projeto Teatral e o trabalho final de cada mestrando/a.

PESQUISA ARTÍSTICA: UC centrada nas matérias relativas a cada especialização.

OPCIONAL: UC de conhecimento transversal ou específico, consoante a oferta formativa e os interesses do/a estudante.

PROJETO TEATRAL: UC direcionada para a experiência cénica e relacional, em processo intensivo. Partindo de propostas individuais, coletivas ou colaborativas o grupo/turma, constituído pelas diversas especializações, explora, de forma autónoma e interdisciplinar, linguagens e modos para a montagem de um espetáculo a apresentar publicamente.

Nos 3º e 4º semestres, os/as estudantes preparam, apresentam e defendem um Trabalho Final, optando por uma das modalidades (DISSERTAÇÃO; PROJETO; ESTÁGIO), conforme o Regulamento Geral dos Mestrados na ESMAE. É no domínio da sua especialização, sustentada pelas UC de TÉCNICAS E MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO, SEMINÁRIO e ORIENTAÇÃO docente, que desenvolvem pesquisa e investigação, teórica ou baseada na prática artística.

 

 

Coordenadora de curso
Inês Vicente


CORPO DOCENTE:

Tronco Comum:

Estudos Teatrais
Cláudia Marisa
Samuel Guimarães
Nuno Meireles
Jorge Louraço
Renata Gaspar

Combined Shape

Navigation