O Projeto Nós/Nous ARCHE é um projeto de cooperação transnacional baseado num eixo de trabalho prévio e em curso, que constitui o seu enquadramento, com o objetivo de criar um espaço aberto para um trabalho reflexivo e inovador em torno da educação artística na Europa. Este projeto desenvolver-se-á dentro de uma rede já existente de “escola-teatro-cidade” e assenta na prática criativa como veículo para a investigação baseada na prática.
O projeto centra-se na criação de um espetáculo artístico dirigido por um artista profissional estabelecido (encenador) e uma equipa de estudantes do Ensino Superior, que assumirão todas as funções criativas e performativas. Esta performance será posteriormente apresentada em todos os teatros envolvidos no projeto. Esta iniciativa Erasmus+ decorrerá em diferentes locais europeus (Lisboa, Porto, Vigo/Santiago de Compostela e Lyon) e envolve 9 organizações europeias (5 escolas de Ensino Superior e 4 teatros), que visam melhorar as suas missões pedagógicas, desenvolvendo e reforçando as relações, responsabilidades e compromissos existentes para com três grupos-alvo:
O grupo das escolas de Ensino Superior (estudantes, alumni, professores, investigadores académicos, funcionários);
O grupo dos teatros (encenadores, formadores e profissionais do setor);
O grupo da cidade (cidadãos locais).
Através da experiência prévia, as organizações parceiras chegaram a um entendimento mútuo de que o Projeto Nós/Nous é definido por um conjunto complexo de relações de longo prazo, compromissos pedagógicos e responsabilidades, que formam a rede existente “escola-teatro-cidade” e estão profundamente enraizados nas suas missões de serviço público.
O objetivo desta candidatura é envolver ainda mais as comunidades escolares e teatrais, bem como o público das cidades participantes. As comunidades escolares e teatrais serão envolvidas através dos habituais canais de comunicação online específicos e dos meios de comunicação dos parceiros. O facto de este projeto, com a duração de três anos, prever seminários internacionais locais (atividades de Ensino/Aprendizagem/Formação) em cada local participante (Lisboa, Porto, Lyon e Vigo/Santiago de Compostela) e um laboratório de performance (atividades de Ensino/Aprendizagem/Formação) em três locais do projeto (Lisboa, Lyon e Porto), garante o envolvimento a longo prazo da comunidade académica e das organizações profissionais de teatro.
Um grupo anual de 16 estudantes será diretamente envolvido no projeto, participando ativamente num processo criativo com um encenador designado, principalmente através de residências artísticas. Este grupo integrará a equipa de trabalho Criativo e de Investigação e será definido durante a primeira fase do projeto – os seminários internacionais –, de acordo com o interesse dos estudantes em participar e, se necessário, com a decisão final do encenador e dos professores anfitriões.
O encenador, escolhido pelos teatros nacionais, já está definido para o primeiro ano (2021-2022). Os procedimentos formais já estão estabelecidos para a seleção de um encenador para os anos 2 e 3 do projeto. Os canais de comunicação dos teatros parceiros (websites, newsletters) e as suas redes serão utilizados para envolver o público das cidades.
Além disso, durante todo o período do projeto (2021-2024), haverá laboratórios de audiência (atividades de Ensino/Aprendizagem/Formação) em cada cidade participante (Lisboa, Porto, Lyon e Vigo/Santiago de Compostela), especificamente concebidos para abrir o projeto ao público local. As reuniões preparatórias para a conceção das atividades do projeto servirão como um enquadramento eficaz para a identificação de temas de interesse específicos de cada local, tendo em conta as diferenças locais e regionais.
Um dos produtos tangíveis do projeto será uma plataforma digital que funcionará tanto como um repositório aberto como um website público, revelando a motivação e o compromisso comuns dos diferentes parceiros em estabelecer uma base partilhada de prática e conhecimento para o ensino superior em teatro e o contexto profissional teatral, preservando as suas identidades. Isto permitirá o envolvimento de diferentes públicos para além das escolas, dos teatros e das cidades participantes, a nível nacional e transnacional.
website do projeto Nós/Nous: www.nos-nous-erasmusmais.estc.ipl.pt
Responsabilidade Artística
O contexto complexo e em evolução da atuação teatral leva a um conjunto concreto de necessidades de parceiros de projeto e a uma urgência em buscar uma parceria estratégica que fortaleça as conexões existentes e aprimore a cooperação.
As escolas de ensino superior precisam criar tempo e espaço em suas agendas para revisar seus currículos e metodologias, para melhor preparar alunos e acadêmicos para as demandas reais do setor.
Considerando as necessidades do grupo de escolas de ensino superior, em particular alunos e ex-alunos, este projeto abordará lacunas e incompatibilidades de habilidades, ajudando os alunos a transitar de um caminho pedagógico para um profissional. O projeto fornece a jovens artistas, ainda em seu processo de aprendizagem, a oportunidade de melhorar suas habilidades de trabalho transnacional e atuar em um ambiente multicultural e multilíngue.
O projeto permite a participação ativa em pesquisa artística e atividades educacionais para produzir conhecimento inovador e prático (hands on) sobre a estrutura conceitual escolhida, com o objetivo focado de desenvolver novas dinâmicas de ensino/aprendizagem. Para professores e pesquisadores acadêmicos, a parceria expandirá sua rede e fornecerá bases para compartilhamento de boas práticas, bem como currículos e métodos de ensino, multiplicando suas oportunidades de ter uma experiência de aprendizagem internacional e evitando eventual estagnação. A equipe da escola também se beneficiará na aquisição de novas ferramentas e procedimentos em linha com os padrões internacionais.
No que se refere aos Teatros, o projeto NOS cria uma nova rede para o futuro, trabalhando com estudantes de diferentes geografias e com diferentes aprendizagens, criando condições para a produção e circulação desses futuros profissionais das artes performativas, potenciando a sua aprendizagem e exponenciando o seu potencial em diferentes contextos, contribuindo para a melhoria e desenvolvimento do sistema de formação profissional técnica e artística na área do teatro. O NOS é também importante porque cria uma ponte entre as instituições envolvidas no projeto, aprofundando o intercâmbio da cultura teatral entre Portugal, Galiza e França, como território cénico comum, e simultaneamente, um viaduto entre os teatros e os estudantes da área.
Além disso, este projeto permite que os teatros cumpram seus objetivos pedagógicos ( parte integrante de sua missão) e assumam um papel ativo na tão necessária reconfiguração da educação teatral.